segunda-feira, 28 de maio de 2012

Olhar Digital: Complexo de Camaçari: o Polo Industrial e Tecnológico da Bahia


Conheça algumas inovações desenvolvidas na região e as oportunidades que o município tem dado para jovens estudantes 


A Bahia vive de coisas muito além das festas, músicas e belas praias. A tecnologia, por exemplo, é traço forte do município de Camaçari, que fica a 50 quilômetros de Salvador, capital do estado. Lá é onde se concentra o polo industrial da região, que reúne mais de 60 empresas investidoras em tecnologia e inovação, seja em seu próprio método de fabricação ou nos produtos oferecidos.

De acordo Suzana Marques Domingues, do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), várias ações estão sendo promovidas em conjunto com o Governo do estado para incentivar a cultura de inovação nestas companhias. A ideia é criar condições para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que possam permitir o salto tecnológico necessário para o crescimento de cada uma delas. "Atualmente, os temas mais relevantes para a competitividade das empresas estão relacionados à redução ou otimização do uso dos recursos naturais como energia, água e matéria-prima, coincidentemente relevantes também para a sustentabilidade e perpetuidade do negócio", explica.

Um dos exemplos é a Cetrel, companhia de soluções ambientais no setor industrial que nasceu junto com o polo, em 1978. A empresa foi criada para tratar dos efluentes e resíduos industriais existentes e precisou aperfeiçoar e desenvolver novas tecnologias para obter sucesso nos projetos ambientais. O Centro de Inovação e Tecnologia Ambiental (Cita) estuda os resíduos das indústrias a fim de reaproveitá-las e reutilizá-las no próprio complexo. O centro ainda está produzindo uma madeira plástica feita com resinas e fibras naturais, que substitui algumas aplicações de madeira convencional trazendo mais durabilidade, resistência e proteção ao meio ambiente. Segundo Tomaz Assmar, responsável pelo Cita, com a madeira plástica é possível evitar a derrubada de árvores através da oferta de um produto mais sustentável.

"A previsão para a versão final do produto é de 6 a 8 meses. Somos um centro de desenvolvimento tecnológico. E para isso é fundamental continuarmos a investir em pessoas, equipamentos, processos e todo e qualquer recurso que seja necessário para a geração e difusão do conhecimento. O Brasil precisa ampliar seus investimentos em ciência, tecnologia, pesquisa e inovação. E o Cita é a nossa contribuição para que o Brasil se posicione como um país de vanguarda nas questões ligadas à geração de riqueza através de tecnologias do meio ambiente", conclui Tomaz.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o Brasil não fica atrás dos outros países quanto à tecnologia automotiva. Aliás, o túnel de vento, elemento fundamental para correção de possíveis erros de design e aerodinâmica, já foi substituído por algo mais novo por aqui. O CFD (Computational Fluid Dynamics, ou Dinâmica do Fluido Computacional) é uma tecnologia usada pela NASA e pelas grandes companhias aéreas que permite simular no computador os efeitos para testes no túnel de vento e, assim, corrigir possíveis problemas.

A Netlog Armazéns Gerais (empresa de logística e transporte) está há nove anos no Polo de Camaçari e conta que a tecnologia empregada resultou em uma melhora significativa no controle e na rastreabilidade dos produtos armazenados bem como "maior agilidade nas respostas de consultas de saldo, confiabilidade nas informações de controle de estoque, extinção de divergências, redução de custos com controle de inventário e confiabilidade das informações", comenta o gerente da Netlog, Marcelo Lins.

Para Marcelo, a tecnologia necessita estar sempre alinhada as boas práticas de gestão. A empresa – que começou com 18 funcionários e agora conta com 200 – possui convênio com a Universidade Jorge Amado, onde os funcionários ganham condições especiais de preço e pagamento aplicáveis a qualquer curso.

Já a JAC Motors e a Ford Motor Company possuem laboratórios de emissões e acústica para avaliação de ruídos. Desta forma é possível oferecer combustíveis alternativos, controlar e reduzir a emissão de gases nocivos ao planeta e saber como usufruir de todos os recursos sem afetar a vida útil do veículo. Dentre as tecnologias utilizadas na montagem dos carros, a Ford possui softwares que interagem em tempo real com outros localizados em diversos centros industriais no mundo. A fábrica também conta com um centro de design e desenvolvimento tecnológico com simuladores virtuais. 

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