segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Tarde: SANTO ANTÔNIO DE JESUS - Projeto prevê a instalação de 15 câmeras para vigiar o trânsito e inibir assaltos e furtos no comércio



CRISTINA SANTOS PITA



Situada a 185 km de Salvador, Santo Antônio de Jesus será contemplada com 15 câmeras de videomonitoramento em vários pontos da cidade por 24 horas. Além de vigiar o trânsito, o projeto de videomonitoramento de segurança objetiva inibir a violência, assaltos e furtos no comércio. Aprovado por unanimidade, pela Câmara Municipal, na semana passada, o Projeto de Lei 08/2012 autoriza o Poder Executivo a transferir R$ 80 mil para a Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus (Acesaj), mediante convênio, para implantação do projeto Olho Vivo SAJ, que prevê a instalação das câmeras de segurança.
A previsão é que cinco câmeras sejam instaladas e já estejam funcionando durante os festejos do São João, no centro comercial e no circuito da festa. Para o presidente da Câmara Municipal, Délcio Mascarenhas, o benefício faz parte de um amplo projeto apresentado pelo 14º BPM, que apresenta a necessidade e viabilidade do monitoramento na cidade.
"Só foi possível avançar nesse projeto porque houve empenho por parte da prefeitura, vereadores, entidades empresariais e a Polícia Militar. É uma demonstração de que o município também está comprometido com a segurança pública", afirmou o vereador.



Em tempo real



O comando do 14º BPM disponibilizará, na sede, uma sala de monitoramento onde PMs assistirão aos vídeos em tempo real e, no caso de algum movimento estranho, acionarão, via rádio, a viatura. "O equipamento pode alcançar até 32 câmeras e o objetivo da Associação Comercial é que os comerciantes participem do projeto.
Com o sistema, os delitos serão combatidos em tempo real", ressalta o Cel. Luziel Andrade. Segundo ele, a PM identificou os locais a serem monitorados - como entrada e saída da cidade, centro comercial e feira livre -, mas policiais civis, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal darão apoio.

Santo Antônio de Jesus é a cidade comercialmente mais ativa do Recôncavo e a previsão é que o sistema de monitoramento com câmeras seja implantado, ainda este ano, no centro comercial, em áreas adjacentes e pontos estratégicos, para ajudar no combate à criminalidade e nas investigações de latrocínio, furto de veículos e outros delitos. O centro da cidade é o local com maior incidência de roubos a pedestres.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário