terça-feira, 19 de junho de 2012

Convergência Digital: Seminário Tablets & Smartphones anuncia tendências de computação móvel


IT Careers - Convergência Digital


O Seminário Tablets & Smartphones 2012 vai reunir os principais representantes do setor de computação móvel para discutir as oportunidades do mercado trazidas pelo uso de tablets e celulares inteligentes. O evento, que está em sua segunda edição, acontece no dia 26 de junho, terça-feira, das 8h30 às 17h30, na Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo.

Neste ano, o primeiro painel será sobre conectividade e contará com a presença de Marcelo Bechara, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), relator do edital do leilão da telefonia celular de quarta geração (4G). Na ocasião, Bechara apresentará, ao lado das operadoras, todas as mudanças do setor ocorridas pelo desenvolvimento da computação móvel e as políticas públicas para a ampliação do acesso à tecnologia da informação e comunicação. 

O Seminário terá ainda a presença de empresas como Claro, Qualcomm, NVIDIA, Nokia, MIPC, Mowa, Intel, Samsung, TIM, Vivo, LG, Motorola, entre outras. O evento terá outros três painéis, um com fornecedores de chips e empresas de software, outro com fabricantes de smartphones e tablets, e o último com desenvolvedores de aplicações. A abertura do evento será feita por Ethevaldo Siqueira, colunista do Estadão e da rádio CBN, e o jornalista Renato Cruz será o mediador dos painéis.

Segundo a Anatel, o Brasil chegou a 253 milhões de linhas ativas de telefonia móvel em abril desse ano. O número de novas habilitações (2,2 milhões) registrado no mês é o maior registrado nos últimos 13 anos e representa um crescimento de 0,86% em relação ao mês anterior (março/12).

Dessa fatia, 54,3 milhões são representados por terminais 3G, com acesso à banda larga móvel, o que mostra um crescimento de 4,47% em relação a março de 2012. Esses dados mostram que número de celulares inteligentes vem crescendo mês a mês e é essa demanda que motivou a Teque Eventos a colocar o assunto em pauta novamente.

Os aspectos regulatórios do setor, como o leilão da faixa de frequência de 2,5 gigahertz (GHz), que será usada para a oferta de serviço da banda larga e telefonia móvel de quarta geração (4G), realizado no início de junho, também serão assuntos discutidos durante o Seminário.

Com o leilão, as empresas vencedoras devem iniciar a oferta da banda larga 4G no país a partir de abril de 2013. Como esse é um dos assuntos do momento, as operadoras que conquistaram os lotes nacionais – Claro, Oi, TIM e Vivo – devem discutir juntamente com a Anatel os próximos passos para a implantação do sistema 4G no Brasil no painel sobre conectividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário