quarta-feira, 13 de junho de 2012

G1 - Cartões de vale-alimentação viram alvos de hackers brasileiros - notícias em Tecnologia e Games

Cartões de vale-alimentação viram alvos de hackers brasileiros
Golpe usa e-mail e página falsa em nome da Sodexo.
Site aceita diferentes cartões emitidos pela empresa.
Altieres RohrEspecial para o G1


Mensagem em nome da empresa que
emite vale-alimentação

Especialistas em segurança brasileiros estão alertando para um novo golpe que busca roubar dados de cartões de vale-alimentação, vale-presente, entre outros, emitidos pela Sodexo. Uma mensagem que chega por e-mail informa o internauta que é necessário desbloquear o cartão. A página seguinte, clonada do site oficial, solicita o número e a senha.

Procurada pelo G1, a Sodexo foi questionada se sabia da existência da tentativa de roubo de dados e também quais orientações teria aos donos dos cartões. A empresa não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

O blog "Segurança Importa", do especialista Fernando Amatte, publicou sobre o novo golpe no dia 23 de maio. Amatte observou que "os golpes estão mudando qualquer informação que possa valer algo para você ou para alguém está na mira dos criminosos". Ele obteve acesso a uma pasta no servidor com 60 vítimas.

No último dia 31, Guilherme Scombatti publicou alerta semelhante também em seu blog, "Crimelandia". Analisando um golpe diferente do visto por Amatte, Scombatti também obteve acesso a uma pasta no servidor criminoso que abrigava a página falsa contendo dados de 12 vítimas do golpe.

A fraude é classificada como "phishing" ("pescaria"). No phishing, um criminoso envia um e-mail para milhares de pessoas, solicitando aos destinatários que acessem uma página falsa e forneçam os dados solicitados. O golpe é chamado de "pescaria" porque o e-mail enviado pelo criminoso é a "isca" na qual as vítimas precisam cair para serem roubadas.


Página falsa solicita dados de vários cartões
emitidos pela Sodexo, entre eles vale-alimentação
e cartão-presente

Os ataques de phishing mais comuns envolvem instituições financeiras, principalmente bancos e empresas de cartão de crédito. No Brasil, o roubo de contas de programas de fidelidade de companhias aéreas também é popular. A fraude com o nome da Sodexo, envolvendo o roubo de cartões de vale-alimentação, é nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário