Frank Martín, CEO e co-fundador da empresa, diz que objetivo do serviço é "sentar o cliente" na mesa; app estará disponível para sistema Android em duas semanas
O serviço Restorando, que permite fazer reserva em diversos restaurantes em cinco cidades brasileiras (Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo), lançou seu aplicativo para dispositivos móveis.
Por meio do app, é possível fazer uma reserva rapidamente, em aproximadamente 30 segundos. Na tela inicial, basta realizar ou não um cadastro – caso o faça, pode acumular pontos e ganhar descontos em restaurantes -, inserir dados como e-mail e telefone e já começar a procurar o local desejado.
A busca pode ser feita pelo nome do restaurante, bem como buscar locais próximos ao ponto onde o usuário se encontra (em um raio de até 3 km, e só aparecem nos resultados aqueles com mesas livres), além de procurar por especialidade ou por bairro. Em “meu perfil”, aparecem quantas reservas já foram feitas, quais estão pendentes, e quantos pontos o usuário possui. A cada reserva confirmada, ganha 50 pontos. Ao juntar 500, o cadastrado ganha 20 reais de desconto na próxima visita a um restaurante credenciado.
A startup recebeu investimentos no Vale do Silício e tem operações na Argentina, no Brasil e no Chile. O modelo de negócios é inspirado no “Open Table” - site de reserva dos EUA. Sua receita é proveniente dos estabelecimentos, que pagam 3,50 reais à empresa por lugar ocupado em uma mesa reservada pelo sistema. A intenção do Restorando - cujo mercado principal é o Brasil, com 70% de quota-, de acordo com o CEO e co-fundador Frank Martin, é “sentar o cliente na mesa”. Para isso, contam também com os restaurantes cadastrados, que possuem um aplicativo diferente daquele disponível para os consumidores.
A versão para as empresas apresenta um mapa com o espaço do local e as respectivas mesas, para que os profissionais possam organizar as reservas. Eles também podem utilizar o app para preparar os lugares para requisições feitas por telefone. O ticket médio (valor gasto por refeição, bebidas e serviço) dos restaurantes cadastrados é acima de 60 reais, e Frank explica que isso acontece porque “esses locais já estão acostumados com a cultura de reservas e atendem a demanda sem complicações”.
Ainda por meio do app, os profissionais da gastronomia podem pesquisar quantas vezes determinado cliente fez uma reserva e quantas vezes se ausentou, além de visualizar os clientes “tops” (que mais visitam o local), a média de clientes por mês e até quanto alimento deve ser comprado para repor o estoque. “Praticamente um ‘Restorando Analytics’”, diz Martin em tom de brincadeira, lembrando o famoso serviço do Google.
O Restorando afirma que liga todos os dias para os restaurantes no começo de seus expedientes para lembrá-los de checar suas reservas.
O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store e pode ser utilizado em dispositivos iOS. A versão para Android sairá em duas semanas, afirma a empresa. Dentro de aproximadamente dois meses, o serviço de reservas chegará também à Brasília.
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