quarta-feira, 20 de junho de 2012

INFO: Como o Facebook lida com conteúdos inapropriados

Por Monica Campi, de INFO Online


São Paulo – Controlar uma comunidade virtual com mais de 900 milhões de usuários não é uma tarefa fácil para o Facebook. Principalmente quando o assunto se refere às políticas de uso da rede social.

A empresa recebe diariamente milhares de relatórios de conteúdos inapropriados, marcados pelos próprios usuários, e delega a verificação dessas publicações a centenas de funcionários dedicados a esse assunto.

Os funcionários responsáveis por essa verificação se encontram na sede principal da empresa em Menlo Park, nos Estados Unidos, bem como na cidade americana de Austin, na capital irlandesa Dublin e na cidade indiana Hyderabad.

Segundo o Facebook, todos os relatórios recebidos são divididos entre essas quatro equipes de suporte.

Uma equipe avalia os conteúdos de spam e de sexo explícito. Outra verifica ameaças de vandalismo, violência gráfica e uso ilegal de drogas. Uma terceira equipe checa marcações sobre discursos de ódio e perseguição. E a última lida com contas falsas e crackers.

Todas as equipes usam como base para seu julgamento as políticas de uso e responsabilidade do Facebook. Caso identifiquem como inadequado, o conteúdo é removido e o usuário também poderá ser bloqueado.

Uma quinta equipe também auxilia em recursos jurídicos, pois muitas vezes um conteúdo pode violar leis específicas de cada região e não somente as políticas do Facebook.

Muitos casos de crime, inclusive, já foram revelados pelo Facebook às autoridades. Relatos de fraudes ou atividades ilegais muitas vezes também são repassados aos órgãos responsáveis.

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