sexta-feira, 6 de julho de 2012

Convergência Digital: Brasileiros preferem e-mail e redes sociais nos celulares



A E.life, empresa brasileira especializada em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, realizou um estudo sobre o uso dos dispositivos móveis no pais. O levantamento indicou que o número de internautas que utilizam celulares e/ou smartphones para navegar na Internet subiu de 44,8% em 2011 para 56,2% em 2012. Já por meio do tablet, o acesso saltou de 5,6% no ano passado para 11,5% neste ano.

Nas conexões por celulares e smartphones, os conteúdos mais acessados são as redes sociais e e-mail (por meio de aplicativos). Houve diminuição no uso de mapas e na leitura de notícias, apesar de estarem em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Mobile banking, jogos online e download de podcasts são menos comuns via celular. Já os usuários de tablets possuem outros interesses, como divulgar conteúdo próprio e ler notícias.

A diversificação dos aparelhos de acesso à internet tornou o celular, o netbook e outros equipamentos portáteis mais atrativos aos internautas de diferentes classes de consumo, agregando mobilidade ao acesso. Assim, foram definidos dois perfis de usuários de dispositivos móveis: os “usuários que acessam a internet pelo celular/smartphone” e os “usuários que acessam a internet por tablet”. No total, foram 1.316 entrevistados no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012.

Usuários que acessam a internet pelo celular/smartphone

Com base em 740 questionários, a E.life identificou que 87,2% destes internautas têm menos de 35 anos, 39,6% possuem renda familiar entre R$ 1.064,00 e R$ 4.591,00, 50,1% concluíram o ensino médio e 47,1% utilizam internet mais de 35 horas por semana. Para 97% deles, os conteúdos mais procurados são as redes sociais, seguido de email (83%); notícias (65%); mapas (45%); internet banking (34%); jogos online (18%) e podcasts (8%).

O uso de aplicativos próprios para sistemas operacionais de celular mostrou predomínio do sistema Android entre 40,8% dos entrevistados que acessam internet pelo celular e/ou smartphone. Apesar do alto custo dos aparelhos Apple, seu sistema vem em seguida na preferência de 20,6% dos usuários.


Usuários que acessam a internet por tablet

Com base em 151 questionários, o estudo revelou que 76,4% dos usuários que acessam a internet por tablets têm menos de 35 anos, 47,7% possuem renda familiar acima de R$4.591,00, 56,3% concluíram pelo menos o ensino superior, 37% estudam e trabalham, 37% apenas trabalham e 49,6% utilizam a internet mais de 35 horas por semana.

Para eles, há maior interesse em fazer contatos com amigos (36%) ou uso para fins profissionais (17%) no acesso às redes sociais, bem como divulgar conteúdo próprio e ler notícias (7% cada). A maioria dos entrevistados disse que são essenciais para seu dia a dia as possibilidades que um tablet oferece para trabalho, mobilidade e acesso à web e redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário