segunda-feira, 23 de julho de 2012

Folha: Popular na Espanha, rede social Tuenti aposta na privacidade para conquistar brasileiro - 23/07/2012


Após anos de liderança entre as redes sociais na Espanha, a alta cúpula do site Tuenti, controlado pela Telefônica desde 2010, decidiu que era hora de exportar seu sucesso para terrenos onde a dominância do Facebook é esmagadora.
No último dia 11, após longo período de estudo dos mercados com maior potencial (inclusive o Brasil), a empresa lançou versões para Android e BlackBerry do seu aplicativo em seis novas línguas: alemão, eslovaco, flamenco, francês, italiano e tcheco.
O total de idiomas em que o Tuenti passa a estar disponível é 12, quando são somadas as que já existiam --todas ibéricas, salvo o inglês: português, espanhol, catalão, galego e euskera (basco).
O Facebook está disponível em 70 línguas.
"ORKUT ESPANHOL"
O Tuenti está para a Espanha como o Orkut esteve para o Brasil, por muito tempo.
Ainda que não lidere no número de usuários únicos mensais (foram 8,9 milhões contra 17 milhões do Facebook em junho, segundo a comScore), o Tuenti segue como o site com maior tráfego na Espanha.
Contudo, há diferenças.

Imagem divulgada pelo Tuenti que mostra as ligações entre os usuários da rede social na Espanha
Imagem divulgada pelo Tuenti que mostra as ligações entre os usuários da rede social na Espanha
Ao contrário do que fazem Orkut e Facebook, o Tuenti aposta em uma rede de contatos exclusivista, pensada para compartilhar com "amigos de verdade" em detrimento de se conectar a todos e ler tudo sobre a vida deles.
"Como na vida real, há pessoas que você considera mais amigas que as que você quer só manter contato."
O nome Tuenti é um trocadilho interlinguístico: além da aglomeração das palavras hispanófonas tu e entidad ("sua identidade"), é homófono do número 20 em inglês. Essa seria a quantidade de amigos com quem você realmente quer se relacionar.
"Há uma grande lacuna a ser preenchida no mercado de redes sociais", diz Zaryn Dentzel, 29, fundador e presidente-executivo do Tuenti, em entrevista à Folha. "Acreditamos que temos potencial para entrar com muita força no mercado brasileiro, preenchendo esse vão."

Zaryn Dentzel, CEO do Tuenti: "Há uma lacuna no mercado: faltam redes sociais privativas e relevantes."
Zaryn Dentzel, CEO do Tuenti: "Há uma lacuna no mercado: faltam redes sociais privativas e relevantes."
"É a rede social com maior nível de segurança e opções de privacidade do mundo", diz em espanhol Dentzel, que nasceu nos EUA e estudou na Espanha anos antes de criar o Tuenti em 2006.
O Facebook foi criado em 2004.
RESTRITIVO
Até pouco tempo atrás, só entrava no Tuenti quem recebe um convite por e-mail de algum usuário já existente. Agora, já é possível se cadastrar no site após comprovar, via SMS, a possessão de um número de telefone celular.
"Queremos que só existam contas de gente de verdade na nossa rede. Por isso, só é possível cadastrar uma conta por telefone", diz Dentzel.
Apesar de ser uma regra ampla e obviamente burlada, somente podem se cadastrar na rede os maiores de 14 anos.

Reprodução da página de ajuda do Tuenti, que explica a diferença de tratamento entre "amigos" e "contatos"
Reprodução da página de ajuda do Tuenti, que explica a diferença de tratamento entre "amigos" e "contatos"
"A equipe do Tuenti pode entrar em contato com você a qualquer momento para que você nos mostre, tirando uma foto ou fotocópia de seu documento de identidade", dizem os termos de uso.
Parece exagerado, mas a rede efetivamente já fez isso.
SIMPLES (OU SIMPLÓRIO)
A interface do Tuenti é mais simples que a das redes sociais mais populares. Assim como o Twitter, limita o tamanho das atualizações textuais a um máximo de 140 caracteres (por, alegadamente, viabilizar o uso do site em celulares).
Ainda que haja aplicativos, eles estão presentes em menor número e em menor "intensidade" que no Facebook.
"Somos líderes do mercado na Espanha porque vimos que, além da falta de opção, no mercado de redes sociais há a carência de conteúdo relevante", diz Dentzel.
Usuários se dividem.
"Prefiro o Tuenti porque, apesar de se tornar cada vez mais parecido com o Facebook, parece-me mais simples de usar. Além disso, gosto do fato de que não te mandam tantos pedidos para aplicativos e jogos absurdos durante o dia. Isso enche", diz Luis Polis, 22, estudante espanhol.
"Ultimamente, tenho usado mais o Facebook, porque costumo fazer contato com pessoas de outros países --e o Tuenti é mais para a gente da Espanha", diz Karina Kolokolchikova, 19, estudante russa radicada no país ibérico.
Kolokolchikova considera a rede mais popular do mundo mais adaptada às exigências sociais, "tanto em estética, quanto no que querem os jovens num site do tipo."

Versão para Android do aplicativo do Tuenti: foco na simplicidade e restrição a 140 caracteres
Versão para Android do aplicativo do Tuenti: foco na simplicidade e restrição a 140 caracteres

ZUCKERBERG HEGEMÔNICO
No ano passado, o Facebook apresentou um crescimento explosivo no Brasil --entre dezembro de 2010 e dezembro último, houve acréscimo de 192% na base de usuários.
Hoje, o Facebook tem por volta de 52 milhões usuários brasileiros, segundo dados de junho da comScore, divulgados com exclusividade para a Folha.
Em dezembro, o Orkut tinha 34,4 milhões de usuários --aumento de 5% em relação a 2010.
"Além de um grande alcance [91,9%], as redes sociais no Brasil verificam um engajamento muito alto por parte de seus usuários", diz Alex Banks, diretor da comScore no Brasil.
"Parte da popularidade do Facebook está relacionada aos games", diz o analista, adicionando que isso poderia representar um obstáculo para um potencial crescimento do mais simples Tuenti.
AJUDINHA
O Tuenti usará a força da Telefônica, cujos serviços --que incluem as marcas Vivo, Movistar e O2-- têm uma base de 309 milhões de usuários, dos quais 205,4 milhões estão na América Latina, segundo dados de março da companhia.
Dentzel faz questão de ressaltar que a Telefônica é "somente" a maior acionista do Tuenti. "Também temos outros sócios. Somos uma empresa autônoma."
Mesmo assim, deixa claro que não abrirá mão da ajuda. "Podemos colaborar com a Vivo no Brasil e fazer coisas para que cresçamos juntos."
A cultura hispânica, para Dentzel, só tem a contribuir para o sucesso do Tuenti. "Com certeza, o Brasil tem muito mais a ver com a Espanha do que com os EUA, por exemplo."
Para a analista Elia San Miguel, da Gartner, a ligação entre as duas empresas pode ser prejudicial. "Não quero parecer cética, mas experiências do passado nos mostram que é necessária a neutralidade do serviço", diz.
San Miguel completa: "Não espero um tsunami de pessoas migrando para o Tuenti. O Facebook atingiu uma abrangência que dificilmente mostra qualquer vulnerabilidade."
"Mas acredito que será feito um esforço enorme --inclusive com marketing viral-- para conquistar a região."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário