quinta-feira, 26 de julho de 2012

Governo da Bahia: Alunos mostram projeto de tecnologia social em fórum internacional


Dois alunos do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador (Cetep da RMS), localizado em Camaçari, apresentam, em Porto Alegre, durante o 13º Fórum Internacional de Software Livre (FISL13), uma maquete com sistema eólico capaz de gerar energia com a força do vento, destinado ao abastecimento residencial. O evento acontece no Centro de Eventos da PUC do Rio Grande do Sul até o próximo sábado (28).

O projeto desenvolvido pelos estudantes do curso técnico de nível médio em eletroeletrônica, Marcelo Soares, 25, e Uelber Mesquita, 23, trata de uma tecnologia social, sustentável e de baixo custo, que beneficia a comunidade. Eles foram orientados por professores da unidade.

“É uma energia renovável, sustentável e que não degrada o meio ambiente”, disse Marcelo, demonstrando como na Educação Profissional da Bahia este tipo de experiência reflete o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. 

Para Uelber Mesquita, representar o Cetep em um evento desta magnitude “é muito gratificante, motivador e incentivador. Quando eu contar essa experiência, vou estimular mais jovens a estudarem”. Os estudantes acreditam que esta é a fonte de energia do futuro.

A experiência

O professor e articulador técnico do Cetep da RMS, José Carlos Calmon, explica que o projeto eólico é uma maquete retangular, com base de madeira e uma miniatura de um prédio com apartamentos sendo iluminados pela geração de energia eólica. De acordo com o docente, esta é também uma oportunidade de mostrar que os estudantes da rede estadual de Educação Profissional estão bem preparados. “Um projeto deste porte evidencia que a educação é de qualidade e que o estudante realmente aprende”.

A diretora do Cetep, Nancy Bulcão, afirma que a participação no FISL13 é uma experiência muito enriquecedora para os estudantes e um reconhecimento do “nosso esforço e trabalho. Esperamos que, desta forma, possamos contribuir, cada vez mais, para uma educação de qualidade”.

O convite para expor no 13º Fórum Internacional de Software Livre surgiu devido à participação do Cetep no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu em maio deste ano, em Florianópolis. Na ocasião, Marcelo apresentou a maquete no estande da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Representantes da Fundação de Software Livre (FSL) se interessaram e fizeram o convite para que a maquete também fosse exposta em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário