quarta-feira, 4 de julho de 2012

IDG Now!: Apple encerra disputa e paga US$ 60 milhões pela marca iPad na China


Acordo finalizou briga judicial que se arrasta desde 2010; Proview argumentou que nunca havia vendido nome "iPad" à companhia de Cupertino
Marca iPad na China agora pertence
oficialmente à Apple
De acordo com uma corte chinesa, a Apple concordou em pagar 60 milhões de dólares para a Proview, dona da marca iPad na China. A atitude faz parte de um acordou com a pequena empresa chinesa, que tentou banir as vendas do tablet no país. 

O tribunal da província de Guandong anunciou o acordo no início desta semana, e afirmou que a disputa legal entre as empresas chegou ao fim. Assim que o pagamento foi efetuado, as autoridades do país transferiram a marca “IPAD” para a companhia de Cupertino. 

A batalha judicial se arrasta desde 2010 (ano no qual o tablet foi lançado), porém a Apple garantia que havia comprado a marca na China em 2009. A Proview, empresa de telas de computador que enfrenta um possível processo de falência, argumentou no entanto que a companhia nunca havia oficialmente vendido a marca, e pediu para que as autoridades locais impedissem a venda do iPad no país devido a infração de marca registrada. 

A Proview chegou a pedir 400 milhões de dólares no acordo com a Apple, para que pudesse quitar seus débitos. Oito bancos já assumiram os bens da Proview, porém a companhia ainda deve 180 milhões de dólares. Li Su, representante da consultoria dos oito bancos, afirmou que, inicialmente, a Apple queria pagar apenas alguns milhões pela marca, entretanto, com o passar do tempo, a empresa negociou com boa fé e percebeu que a disputa levaria muito tempo nas cortes chinesas, a não ser que um acordo fosse firmado. O representante não deu informações de como os 60 milhões do acordo serão gastos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário