segunda-feira, 9 de julho de 2012

IDG Now!: Facebook e Twitter são as redes mais acessadas no País




Pesquisa revelou que 28,3% dos entrevistados utilizam a internet por 40 horas ou mais por semana, totalizando quase 6 horas por dia

A E.life, empresa brasileira de inteligência de mercado e gestão de relacionamentos nas redes sociais, realizou um estudo sobre os hábitos e comportamentos dos internautas brasileiros nas mídias sociais, com o objetivo de mostrar como os usuários utilizam e avaliam as redes que acessam. 

Para o levantamento, foi elaborado um questionário que abordava locais e plataformas para acesso à internet, tempo de permanência na rede, outras atividades praticadas durante o período em que o internauta está online e aplicativos mais utilizados para navegar na web. 

O resultado mostrou que 28,3% dos entrevistados utilizam a internet por 40 horas ou mais por semana (quase 6 horas por dia). As redes com mais usuários cadastrados são Facebook, com 94,5% e Orkut, com 75,1%. Porém, dos serviços nos quais os internautas possuem conta, os mais usados são Facebook, com 88,9%, Twitter, com 41%, MSN, com 34,3%, Orkut, com 31,7% e YouTube, com 21,7%.

Sobre as atividades praticadas, 84,8% acessam as redes sociais e realizam conversas virtuais em tempo real, e 50,6% também assistem TV simultaneamente. De acordo com 43,1% dos entrevistados, o principal objetivo nas redes é manter contato com amigos, colegas e parentes.


Entre os hábitos mais comuns, também apareceram: obter informações de interesse, ler notícias, conhecer pessoas, acessar dados sobre lazer e entretenimento, divulgar conteúdo próprio, pesquisar sobre empresas, produtos e serviços, além de jogos online e uso para fins profissionais.


Compras onlineOs resultados apontam que 65,4% adquire produtos pela internet, enquanto 45% consulta preços online, mas prefere comprar nas lojas físicas. Mais de 41% buscainformações em redes sociais, e apenas 12,1% dos usuários disseram não utilizar a internet para esse fim.


O estudo ainda revelou que, no Facebook, 74% dos usuários curtem a página de uma empresa. Já no Twitter, 54,1% dos entrevistados seguem o perfil de uma companhia, produto ou serviço.


Também foi descoberto que após adquirir determinado produto ou serviço, eles esperam manter o relacionamento com a marca, e dois entre três usuários comentam online suas impressões sobre a compra. 


Uso de dispositivos móveisSobre o uso de dispositivos móveis, foi possível verificar que o número de internautas que utilizam celulares e/ou smartphones para navegar na web subiu de 45% no ano passado para 56% este ano. Nos tablets, o acesso saltou de 5,6% para 11,5%. 


Nas conexões por celulares e smartphones, os conteúdos mais procurados são as redes sociais, seguido de email (83%), notícias (65%), mapas (45%), internet banking (34%), jogos online (18%) e podcasts (8%). 


Já os usuários de tablets possuem maior interesse em fazer contatos com amigos (36%) ou uso para fins profissionais (17%) no acesso às redes sociais, bem como divulgar conteúdo próprio e ler notícias (7%).


O estudo foi realizando com perguntas aplicadas por meio de divulgação nas redes sociais, principalmente Facebook e Twitter. No total, foram 1.316 entrevistados no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. O conteúdo completo sobre a pesquisa pode ser acessado neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário