quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Adrenaline: Vírus criado em laboratório copia código de programas comuns para ficar invisível

autor: tulio

Pesquisadores da Universidade do Texas, em Dallas, estão desenvolvendo uma nova forma de criar vírus para computador: um malware que consegue se autoconstruir e é praticamente invisível para os programas antivírus. 

Assine a tag virus para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados



Frankenstein, que é como está sendo chamada esta criatura de laboratório, é capaz de usar pedaços de código a partir de programas comuns como o Explorer e a Calculadora do Windows. Ele compila as peças de programação em diagramas para criar basicamente qualquer tipo de programa.

O artigo que explica o funcionamento do Frankenstein, publicado nesta página, aponta que o programa encontrou mais de 120 mil gadgets no Windows Explorer em cerca de 7 minutos. E quanto maior o número de gadgets encontrado pelo programa, maior é o número de variantes possíveis para o código do malware criado, sendo cada vez mais difícil detectá-lo.

A pesquisa, parcialmente financiada pelo governo dos Estados Unidos, pretende apontar falhas nos atuais sistemas de segurança virtual. De acordo com o Hexus, cientistas que criam programas desse tipo geralmente usam suas desobertas para ajudar empresas que fabricam anti-vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário