quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Folha: Com novos sites, criadores do Twitter buscam provocar 'salto evolutivo' na rede

JOSH HALLIDAY

Eles inspiraram um boom na criação de conteúdo pessoal com a ferramenta de blogs Blogger e depois convenceram o mundo a se comunicar nos 140 caracteres do Twitter. Agora, Ev Williams e Biz Stone lançaram mais dois sites --Medium e Branch, ainda em testes, propondo um "salto evolutivo" no compartilhamento de conteúdo on-line.

Williams e Stone continuam a ser diretores do Twitter, mas estão envolvidos em novos empreendimentos por meio da Obvious Corporation, uma incubadora sediada em San Francisco. Mas o que são Medium e Branch?

O serviço Medium funciona para coleções e lembra visualmente outra rede social, o Pinterest. Por enquanto, o acesso é apenas para convidados, mas em breve todos os interessados poderão iniciar uma coleção e divulgar fotos ou textos.


David Paul Morris - 10.mar.2009/Getty Images/France-Presse 

Os cofundadores do Twitter Evan Williams (à esq.) e Biz Stone, na sede da empresa, durante evento em 2009 

As coleções são mostradas em um formato de grade, altamente visual, e o post mais bem classificado pelos usuários sempre surge no topo.

O acesso ao Medium é via conta do Twitter, e as pessoas podem, além de incluir suas imagens, ler, ver e votar no conteúdo da rede.

Por exemplo, Williams criou uma coleção de fotos nostálgicas, mas qualquer pessoa com conta no Twitter pode contribuir. As coleções podem ser privadas --para compartilhar com um grupo-- ou públicas, abertas a todos. Eis algumas das coleções mais procuradas no site: "estive lá e adorei", "olha o que eu fiz" e "a coleção da Obvious [Corporation]".

O serviço Branch se define como uma tentativa de combinar a intimidade da conversa em uma mesa de jantar com o poder da internet.

É acessado também com a conta do Twitter e serve como local para que seus usuários conversem de modo mais aprofundado sobre temas específicos. Você pode criar seu "branch" ("galho") e convidar outros usuários do Twitter a aderir.

Por exemplo, MG Siegler, que mantém um blog sobre tecnologia, criou um "galho" para discutir vazamentos de notícias sobre produtos da Apple e convidou os titulares de outros dez blogs tecnológicos para discutir o assunto. Todos os usuários podem assinar para ler a conversa e receber atualizações.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Medium e Branch parecem ter sido ambos desenvolvidos para atender a certas necessidades que surgiram devido à nossa sobrecarga de informações cotidiana.

Nenhum dos produtos tenta roubar público do Twitter, por motivos óbvios. Mas nem precisariam fazê-lo.

O Branch oferece a simplicidade do Twitter com uma conversação expansiva e especializada. É provável que seu sucesso seja avaliado mais pela qualidade da conversação e pelos índices de retorno de usuários do que pelo número de assinantes.

O Medium tampouco pretende servir como depósito para fotos pouco nítidas de zilhões de usuários.

O interessante será determinar como o Medium e o Branch afetarão o Tumblr, um serviço de blogs simples para o qual a maior ameaça é afundar por conta de conteúdo de baixa qualidade postado sem consideração.



Site para compartilhar foto, vídeo e texto com visual simplificado e sistema de avaliação coletiva. Pode-se dizer que é uma mistura entre os sites Pinterest e Digg. A ideia é dar muito mais mérito ao conteúdo criado do que a quem o criou.



Fórum cujos tópicos são discutidos só por convidados, mas podem ser lidos por todos. Dá para assinar as discussões e receber as atualizações por e-mail. Cada uma das respostas pode ser ramificada, ganhando o status de uma nova conversa -daí seu nome, que em inglês significa galho.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

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