quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Trbuna da Bahia:Cemitério Campo Santo terá serviço de velório online




Assim como novas tecnologias tornaram mais próximas as pessoas e os lugares, o velório também se moderniza em Salvador, a ponto de todos os choros e lamentações ganharem trânsito livre na internet.

De forma inédita na Bahia, o serviço de velório online vai ser oferecido pelo Cemitério Campo Santo. É o primeiro a oferecer esse tipo de serviço na cidade, como forma de aproximar parentes e amigos. Pessoas que por algum motivo não podem estar de corpo presente, agora têm a chance da despedida virtual.

A novidade é anunciada nesta terça-feira (28), às 17h, na sede administrativa da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, em Nazaré.

A transmissão do velório será realizada somente com a autorização da família e disponibilizada através de uma senha. Ação pioneira em Salvador, o serviço já vem sendo oferecido em várias cidades brasileiras.

Para alguns, o velório online pode parecer estranho, mas essa prática pode ser muito útil para quem mora no exterior e quem acaba não podendo comparecer ao ritual funerário. 

O principal objetivo do serviço é permitir que as pessoas que estão muito longe, ou mesmo as mais idosas, com dificuldade de locomoção, possam participar desse momento.

“Acho interessante a iniciativa. Têm pessoas que não gostam de entrar em cemitérios e também há aquelas que não podem ir por morar longe ou por que está no trabalho”, ressaltou a assistente social Núbia Santos.

Campo Santo também é ponto turístico

O Cemitério do Campo Santo é conhecido pelas belas imagens, tumbas e mausoléus. Em 2009 foi transformado em um museu a céu aberto. O rico acervo de estatuária e ornamentos fúnebres reúne mais de 60 obras produzidas por artistas famosos e anônimos, com seus bustos e sinos de bronzes, estátuas em mármore e mausoléus em diversos estilos como o clássico, neogótico e até em forma de pirâmide.

A mais famosa é a Estátua da Fé, única obra tombada como patrimônio histórico nacional, que está no Campo Santo desde 1865. Com cinco metros de altura e toda em mármore carrara a escultura, esculpida por um artista alemão, representa a figura de uma mulher e foi colocada sobre o mausoléu de Alexandre Gomes Fernão DArgolo, morto em 1870.

Para a maioria das pessoas, cemitérios remetem à tristeza e ao sofrimento. Mas há quem visite o “lugar dos mortos” para apreciar obras de arte. Em várias cidades do mundo, como Paris, Buenos Aires e até mesmo as cidades de São Paulo, Belo Horizonte entre outras, os cemitérios já fazem parte de roteiro cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário