Diante da expectativa da chegada do iPhone 5, em setembro, e do Windows 8, em outubro, a feira de eletrônicos de consumo IFA enfrenta o desafio de não ter ofuscados seus lançamentos em smartphones, tablets, ultrabooks e TVs. Para isso, aposta na evolução de smartphones, de tablets e também de uma prévia de aparelhos com o novo sistema operacional da Microsoft. Samsung, Sony, Acer, HTC, LG e Philips estão entre as empresas que apresentarão seus produtos na feira.
Em sua 52ª edição, o evento será realizado em Berlim (Alemanha) de 31 de agosto a 5 de setembro e terá cobertura completa do UOL Tecnologia. A abertura para imprensa será realizada nesta quinta (30), mas na quarta-feira (29) Samsung e Sony anteciparam as novidades que serão apresentadas ao público.
Durante o Unpacked Mobile, a Samsung apresentou o Galaxy Note 2, um híbrido entre smartphone e tablet com tela de 5,5 polegadas, que será lançado no Brasil em outubro. Também exibiu uma câmera fotográfica de 16 megapixels com sistema operacional Android. Outra novidade é a linha de computadores com sistema operacional Windows 8.
Samsung apresentou o Galaxy Note 2, híbrido entre smartphone e tablet com tela de 5,5 polegadas
Também antes da abertura oficial da feira, a Sony apresentou sua nova linha de smartphones e a segunda geração do Tablet S, que começará a ser vendida no dia 7 de setembro nos EUA por US$ 399 (versão de 16 Gbytes). Não há informações sobre lançamento no Brasil.
A LG participará do evento com um novo representante da linha de smartphones Optimus L, omodelo L9. O aparelho tem tela de 4,7 polegadas, processador dual-core (dois núcleos) de 1GHz e usa sistema Android 4.0 (Ice Cream Sandwich). O diferencial fica por conta do QTranslator, função adicionada ao teclado virtual capaz de traduzir frases em 64 línguas.
Depois do lançamento do HTC One X no Mobile World Congress, feira de tecnologias móveis em Barcelona (Espanha), a fabricante de Taiwan poderá mostrar uma evolução do smartphone, com processador mais rápido e até um novo modelo, segundo o “Phone Arena”, com processador de quatro núcleos Snapdragon S4 e tela de 5 polegadas.
Quem espera novidades em relação a TVs inteligentes verá lançamentos da Philips, que realiza nesta quinta (30) uma conferência para apresentar sua nova geração de televisores – rumores indicam a chegada de uma linha de aparelhos Oled. A IFA também tem bastante força na área de eletrodomésticos e, por isso, são esperadas novidades relacionadas a esse setor.
Windows 8
Enquanto ainda não é lançada a versão final do Windows 8, sistema operacional da Microsoft que funcionará tanto em desktops como tablets, algumas fabricantes podem mostrar na IFA 2012 um “aperitivo” de como serão os dispositivos com ele.
Foi o caso da Samsung, exibiu um computador híbrido (junção entre laptops e tablets), notebook, smartphone e tablet que rodarão a nova plataforma. A Acer e Dell são outras fabricantes que podem seguir esse mesmo caminho e mostrar dispositivos híbridos entre notebook e tablet com Windows 8.
Como o sistema operacional foi pensado também para uso com telas sensíveis ao toque, algumas empresas estão buscando criar aparelhos que aproveitem esse recurso, embora mantenham a interface via teclado físico.
Miss IFA mostra as novidades da feira de eletrônicos e eletrodomésticos na Alemanha
Mais sobre a IFA 2012
A IFA (sigla de Internationale Funkausstellung ou Feira Internacional de Rádio) está em sua edição de número 52. O evento, aberto ao público, reúne expositores de todo o mundo e será realizado de 31 de agosto a 5 de setembro, no pavilhão de eventos Messe Berlin, com a participação de mais de cem empresas de tecnologia e de eletrodomésticos.
Os expositores ficam divididos em sete grandes áreas: IFA Home Entertainment (com eletrônicos voltados para o entretenimento doméstico), IFA Audio Entertainment (com aparelhos de som, docks, mini-systems), IFA Home Appliances (eletrodomésticos), IFA MyMedia (com games, câmeras digitais e pendrives), IFA Communication (novidades em telecomunicações), IFA Technology and Components (semicondutores e novos padrões de tecnologia) e IFA Public Media (onde ficarão estações de rádio e TV que cobrirão o evento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário