quinta-feira, 6 de setembro de 2012

IDGNOW!: Web Index 2012 coloca o Brasil em 24º lugar entre 61 países | Circuito De Luca




Em uma classificação de 61 países, o Web Index posiciona Brasil em 24º. Elaborado pela World Wide Web Foundation,
o estudo procura avaliar o impacto da Internet nos países considerando três áreas: a qualidade da infraestrutura de telecomunicações, os conteúdos e os níveis de utilização da Internet , e os impactos políticos econômicos e sociais do uso da rede.


Organizado por Tim Berners Lee, o estudo baseou-se em dados dos últimos cinco anos. Entre os países da América do Sul, o Brasil só perde para o Chile, que é o 19º. Também é o melhor posicionado entre os Brics. China é 0 29º e Rússia 31º. Nas Américas, de modo geral, o Brasil é o 5º, atrás apenas dos EUA, Canadá, Chile e México.


Os índices do Brasil?

O que é o Web Index

Esta é a primeira edição do índice, realizada com o apoio do Google, Global Integrity, Iconomical, Oxford Economics, WESO e Zonda Design. Foi foi desenvolvido pelo Science Council e o Steering Group. Incorpora indicadores políticos, econômicos, sociais e de desenvolvimento, bem como indicadores de conectividade Web e infraestrutura. Se baseia em dados primários, com base em pesquisas de especialistas, e dados secundários extraídos de fontes listadas no site da Web Foundation.

A Web Foundation e seus assessores trabalharam com especialistas indicados em todos os países pesquisados para levantamento de dados. Estes especialistas foram retirados de vários campos, incluindo academia, jornalismo e organizações não governamentais. As pontuações dadas por eles foram analisadas por outro profissional, bem como um revisor regional, e inspecionadas novamente para garantir que são baseadas em evidências, em vez de mera opinião.

Parte do princípio de que grande parte das pesquisas Web existentes hoje mede fenômenos facilmente quantificáveis ​, como o número de usuários da Web, a velocidade de acesso, o número de assinantes de banda larga, etc, ou cobre dimensões individuais, como o impacto econômico ou censura. No entanto, a Web tem potencial para provocar mudanças em várias dimensões da vida política, social e econômica e um ambiente propício necessário para a Web florescer é igualmente multidimensional. O Web Index é a primeira tentativa de medir o crescimento da Web e sua utilidade em todas essas dimensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário