quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Olhar Digital: Instagram passa a ser usado em coberturas jornalísticas


Aplicativo marca presença na New York Fashion Week 


Assim como o Twitter criou um formato de cobertura jornalística por conta do teor colaborativo e rápido das mensagens, o Instagram se tornou pivô de uma revolução no mercado de fotojornalismo.

Nesta semana, durante a New York Fashion Week, a Getty Images, uma das principais distribuidoras de imagens no mundo, mandou fotógrafos usarem o Instagram. Três deles clicam com smartphones Android ou iPhone, enquanto um fotografa com uma câmera tradicional e filtra as fotos depois com a versão do aplicativo para iPad.

Ao Buzzfeed, a porta-voz da companhia, Jodi Einhorn, informou que as imagens filtradas serão disponibilizadas no site da Getty para serem adquiridas pelos clientes (veja aqui). Nenhuma delas seria compartilhada via Twitter, por exemplo, e nem aparecem no stream do Instagram.

Mas ainda trata-se de um projeto paralelo, já que das cerca de 20 mil fotos tiradas durante o evento, apenas 73 (ou 0.4%) passaram pelos filtros. Não é a primeira cobertura "instagramizada" da Getty, que já fez experimentos com retratos dos Yankees e em alguns festivais de música, no verão americano.

A empresa também não é a única a apostar na nova plataforma. Outra gigante do setor, a Associated Press, tem usado o Instagram em convenções políticas, incorporando o perfil pessoal de repórteres e fotógrafos ao seu site, a fim de mostrar uma cobertura alternativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário