quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SECOM: Bahia terá empresa especializada em tecnologia da informação

Bahia terá empresa especializada em tecnologia da informação 



O Governo do Estado, a IBM, a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) assinaram nesta terça-feira (25) protocolo de intenções para a instalação na Bahia de uma empresa especializada em tecnologia da informação ligada a serviços. Inicialmente a organização da IBM vai oferecer uma nova ferramenta online para a aquisição de crédito imobiliário junto à CEF. 

De acordo com o presidente da nova empresa, Paulo Portela, o objetivo é facilitar a vida de quem deseja adquirir um imóvel, reduzindo o tempo de espera pela avaliação do perfil e permitindo que, pela internet, por meio de um computador, smartphone ou tablet o cliente possa acompanhar o andamento do processo de aquisição do crédito.

“Todo o processo de solicitação de crédito, que demanda idas e vindas e muito papel, a partir de agora, será feito online. Os documentos vão ser digitalizados, assim como o tramite interno de análise do imóvel e as aprovações.”, afirma Portela. Ele explica que o usuário poderá entrar a qualquer momento na internet e acompanhar em que etapa está o processo, inclusive com acesso a avisos como a falta de um documento.

Mais emprego

O governador Jaques Wagner destacou que a empresa vai atuar com inovação, melhoria de processos e oferta de serviços. “É uma empresa que agrega valor ao estado e tem uma característica que agrada muito, que é o grande número de empregos que cria. Para se ter uma idéia, o centro deles em São Paulo tem cerca de sete mil pessoas trabalhando. É claro que é um centro mais antigo e consolidado, mas o potencial de geração de emprego é enorme para a Bahia também”.

A previsão inicial é que a empresa entre em funcionamento em fevereiro de 2013 e contrate cerca de 800 funcionários, número que deve aumentar muito nos anos seguintes. A seleção para as vagas vai ser realizada pelo SineBahia. Poderão se candidatar pessoas com nível médio completo ou superior incompleto, em qualquer área, com preferência para quem fala inglês, não sendo necessária experiência. O anúncio oficial para o início da seleção será feito na próxima semana.

Grandes marcas são atrativo para novos empreendimentos no estado

“A chegada de grandes organizações como a IBM, que se instalou no Parque Tecnológico e agora anuncia a criação de uma nova empresa na Bahia, está qualificando o perfil empresarial do estado e criando mais um fator de atração para grandes coorporações.” A afirmação foi feita pelo governador Jaques Wagner, durante a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para a criação da parceria entre a IBM e a CEF.

“Quando você atrai uma bandeira do peso da IBM, você abre caminho para vir uma fila atrás. É o mesmo papel do parque tecnológico, porque os concorrentes pensam, se eles estão lá eu também quero estar”, disse Wagner, enfatizando que isso acontece porque a IBM é referência no mercado. “Acho que para a Bahia é uma grande evolução. O estado já tem a BASF, Braskem, Ford, Monsanto, uma bela cadeia de turismo e agora chega essa de serviços também”, completou.

SineBahia é destacado na intermediação de mão de obra

Os diretores da IBM ressaltaram a importância do SineBahia para a concretização do empreendimento. Segundo informaram, a escolha da Bahia foi fortemente influenciada pela qualidade do serviço de intermediação de mão de obra oferecido pelo SineBahia. “Há uma forma de selecionar muito bem organizada que facilita a contratação da mão de obra e representa um apoio enorme para nossas operações e isso influenciou muito em nossa decisão de vir para a Bahia”, afirmou Paulo Portela. O processo de seleção que será iniciado na próxima semana vai escolher candidatos para as primeiras 200 vagas. 

De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que coordena o SineBahia, “não basta investir em qualificação e formar os trabalhadores. Em paralelo a isso, é preciso fazer a ligação entre o trabalhador e as empresas e nós fazemos isso.” O SineBahia é apontado como uma das ferramentas que ajudaram o estado a bater a marca de 500 mil empregos com carteira assinada criados nos últimos cinco anos.

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