segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Folha: Maior parque tecnológico do país, Recife vira a 'Índia brasileira'


NATUZA NERY
HELTON SIMÕES GOMES

A concentração de empresas de software e telemarketing em Recife tem crescido tanto que a cidade já começa a ser chamada de "Índia brasileira", em alusão ao país asiático que se destaca nos dois setores.

As áreas, porém, diferem em mão de obra e salário. Enquanto a de software paga melhor, mas exige qualificação, a de telemarketing remunera mal, mas é a chance de o jovem conseguir seu primeiro emprego.

A indústria do "call center" não exige experiência e já emprega mais que montadoras.

As empresas dos setores se reúnem no Porto Digital, polo no Recife cuja produção lhe rendeu o título de maior parque tecnológico do Brasil.

O Brasil que mais cresce



Moderno edifício residencial, apelidado de "as torres gêmeas", na entrada do Porto Digital; parque tecnológico foi instalado no centro histórico de Recife, antes uma região degradada, que passa por um processo de revitalização

Os profissionais de lá têm renda três vezes maior que os do restante da cidade.

Numa rara conexão entre poder público, iniciativa privada e academia, a cidade atrai empresas não só para atender o mercado local mas também o mundo.

"Temos uma combinação entre o pensar o mundo, sem compromisso, com um trabalho que, em última análise, paga a conta", diz Silvio Meira, cientista chefe do Cesar, braço de pesquisa do Porto.

SOFTWARE

A Accenture, gigante da engenharia de software que faturou US$ 27,9 bilhões em 2012, tem 350 funcionários no Porto. Mas, para levar o escritório de Recife a ser um centro global, triplicará os postos, diz José Carlos Vilela, diretor de tecnologia do Brasil. A Microsoft também está lá.

As empresas são duas das 200 do polo, que, em 2013, sediará a feira mundial de áreas de inovação. O tema está na gênese do parque que reformou casarões centenários para abrigar empresas: o elo entre tecnologia e cidades.

Faturaram juntas R$ 1 bilhão em 2012 e empregaram 7 mil pessoas. A meta é chegar a 20 mil em 2020.

O Porto envereda agora pela economia criativa, para aliar cultura e tecnologia.

Os benefícios fiscais passaram a valer para essas empresas em 2011. "Para transformar esse caldo cultural em bem econômico, a tecnologia vira ferramenta", diz José Bertotti, secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife.

Exemplo disso é a Ogilvy, segunda maior agência de publicidade do mundo, que se fixou em Recife há quatro anos com dez pessoas. Até o meio de 2013, terá 160.

A ampliação serve como preparativo para o escritório se transformar no primeiro centro de desenvolvimento da empresa nas Américas -o outro fica na Ásia.

TELEMARKETING

A maior empregadora, porém, é uma empresa de telemarketing que foi a Pernambuco atrás de melhores condições, como alíquotas menores de ICMS e ISS.

Presente em todo o Brasil, a Contax tem na cidade um prédio que parece um shopping center. Nas trocas de turno, jovens lotam o lobby, com praça de alimentação e escadas rolantes -18 mil trabalham ali, a maioria mulheres.

Samuel Monteiro, 29, entrou como operador de telekarmeting há sete anos e agora é gerente de operações. "Aqui me formei e comprei casa própria."

O jornalista HELTON SIMÕES GOMES viajou a convite do Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário