sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Jornal Hoje: Golpes pela internet fazem 28 milhões de vítimas anualmente no Brasil




   Fim de ano aumenta incidência de emails com informações falsas e vírus. 
   Identificar se o email recebido é falso é dica importante para evitar golpes.



Números divulgados pela Norton, empresa de segurança na internet, revelam que a internet no Brasil faz 3,2 mil vítimas por hora, dois milhões por mês e 28 milhões por ano. O final do ano é a época em que os emails com promoções e cobranças começam a chegar com mais frequencia e, junto com eles, mensagens que podem ser um golpe para acessar dados e senhas.

O relações públicas Murilo Afini sempre teve muito cuidado com as mensagens que abria no computador, mas mesmo assim teve todos os arquivos de seu computador apagados. “Eu recebi um email supostamente de um amigo e que tinha o currículo dele anexado. Você simplesmente clicava nesse anexo e era um link executável e o vírus começava a rodar automaticamente no computador. A gente já não sabe que arquivos foram infectados por esse vírus”, relata.

Segundo José Roberto Santos, executivo da Norton, existem algumas dicas para descobrir que um email é falso. Em mensagens onde uma empresa pede ao consumidor que clique para abrir outra página, é indicado passar o mouse sobre o link. Quando aparece outro endereço eletrônico, com um link estranho, não foi a empresa que mandou a notificação.

Em outro exemplo, um email convida a pessoa para clicar em um link e concorrer a prêmios, mas a página demora para abrir. “Está te mandando para um link genérico e, no momento que você clicou, ele está instalando alguma coisa nessa máquina”, alerta José Roberto.

As mensagens de promoções, comuns nesse período do ano, precisam de atenção extra. “Normalmente o site das empresas termina com “.com.br”, que é normal no Brasil. Se você quer ter certeza, digita esse site no browser e veja se ele existe”, recomenda o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário