sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Olhar Digital: Cientistas trabalham em bateria recarregável por atrito



Grupo da Georgia Tech, nos Estados Unidos, desenvolve pesquisas com materiais que geram corrente quando esfregados.

As pesquisas para carregar baterias com chacoalhões não são as únicas em andamento nos Estados Unidos. Um grupo de cientistas da Georgia Tech busca desenvolver uma tecnologia para utilizar o atrito para gerar eletricidade para carregar uma bateria.

Como informa a MIT Technology Review, o sistema usa energia estática para gerar eletricidade. O princípio é o mesmo que faz você levar um choque quando esfrega os pés no tapete e leva um choque ao encostar na maçaneta da porta.

A pesquisa aposta no efeito triboelétricos para conseguir gerar a eletricidade necessária. Para isso, são utilizados um tipo de plástico e um metal. Quando esfregados, uma corrente é gerada entre os dois, gerando um pouco de eletricidade que pode ser usada para carregar a bateria.

Até o momento, os protótipos do nanogerador da Georgia Tech conseguem transformar entre 10% e 15% da energia mecânica em eletricidade. O pesquisador que lidera o projeto, Zhong Lin Wang, no entanto, acredita que materiais mais finos conseguiriam gerar até 40%.

Os cientistas acreditam que aplicando padrões microscópicos nos materiais, é possível aumentar a superfície de contato. Desta forma, também é ampliada a fricção entre os dois e a eletricidade gerada. O grupo prevê que, com um quadrado de 5 x 5 centímetros destes materiais, seria possível abastecer 600 LEDs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário