quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

G1: Google bloqueia extensões no Chrome instaladas fora do navegador



O Google anunciou que o Chrome 25 bloqueará o que a empresa chamou de instalações "silenciosas" de extensões no navegador. Essas extensões são ativadas por outros programas instalados no computador, e, a partir da nova versão, o navegador irá exibir um aviso informando ao usuário que uma extensão foi instalada para pedir que seja confirmada a ativação.

"O recurso de instalação silenciosa de extensões tinha a intenção de permitir ao usuário conceder sua permissão para a adição de extensões úteis ao Chrome como parte da instalação de outro aplicativo. Infelizmente, essa função foi muito abusada por terceiros para instalar silenciosamente extensões no Chrome sem confirmação adequada por parte dos usuários", escreveu Peter Ludwig, gerente de produto para o Chrome.

Além de bloquear novas instalações, o Chrome 25 também exibirá um aviso ao usuário sobre todas as extensões que foram instaladas silenciosamente no navegador. Elas ficarão desativadas até que o internauta confirme que quer elas ativadas no programa.

O Firefox também exibe um aviso sobre extensões instaladas de terceiros. Diferente do Chrome, porém, o navegador da Mozilla permite que extensões de qualquer origem sejam instaladas. No Chrome, desde a versão 21, apenas extensões disponíveis na Chrome Web Store podem ser instaladas no navegador.

Extensões do Chrome são frequentemente instaladas por sites ou programas maliciosos para realizar alterações em páginas web, como anúncios no site da Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário