sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

G1: Site acha 'piratas' de BitTorrent em gravadoras e no governo dos EUA



O site TorrentFreak, especializado em notícias sobre direito autoral, identificou "piratas" de filmes e seriados dentro das redes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e de gravadoras como a Universal e Sony. As informações foram obtidas em uma pesquisa no banco de dados da ScanEye, que armazena endereços IP (Internet Protocol) de internautas que participam do download de conteúdos via BitTorrent.

Para realizar um download na rede BitTorrent – que reúne muitos arquivos protegidos por direito autoral - o internauta precisa revelar seu endereço IP aos demais usuários que estão fazendo o download do mesmo arquivo. Quando um arquivo é disponibilizado em um rastreador público, isso significa que qualquer pessoa pode obter a lista de quem está baixando determinado conteúdo.

A ScanEye reúne esses dados e os coloca em um banco de dados que pode ser consultado na web (acesse aqui). O TorrentFreak pesquisou por faixas de endereços IP associados às gravadoras, estúdios de Hollywood e outras entidades, mostrando que, em todas elas, alguns downloads foram feitos a partir de endereços dentro da rede.

Os downloads mais populares foram séries de TV, como "Game of Thrones" (Câmara dos Deputados dos EUA), "Gossip Girl" (Sony Music Entertainment), "The Cleveland Show" (Warner Music Group) e o reality show The Voice (Departamento de Justiça dos EUA e Parlamento da Alemanha). Na Sony Music, alguém também baixou o game "Spiderman: Shattered Dimensions" para o console Xbox 360, enquanto na Warner Music Group alguém baixou "Procurando Nemo". Endereços IP da Disney apareceram na lista de quem baixou "Velozes e Furiosos 6" e o filme “Shaolin Soccer” foi baixado em um computador do Parlamento Europeu.

"Talvez o que podemos aprender com esse exercício é que existem piratas de BitTorrent em todas as companhias e instituições de tamanho decente", opinou o TorrentFreak. Ainda segundo o site, há resultados semelhantes quando se pesquisa pelos endereços IP de empresas como Facebook, Netflix e Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário