sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

IDG Now!: FB testa sistema que permite pagar para enviar mensagens privadas

 Brandon Butler, Network World/EUA

Movimento é visto como o mais recente esforço da empresa em rentabilizar sua rede social; usuário poderá restringir quem pode enviar



O Facebook anunciou hoje uma experiência que poderia deixar anunciantes pagos enviar mensagens privadas aos usuários. O sistema tradicionalmente têm sido utilizado apenas para enviar recados aos amigos.

O movimento é visto como o mais recente esforço da empresa em rentabilizar sua rede social, que agora inclui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo. "Este teste vai dar a um pequeno número de pessoas a opção de pagar para ter uma mensagem encaminhada para a caixa de entrada", diz a rede em um post anunciando a novidade.

O projeto é parte de um conjunto mais amplo de mudanças feitas pelo Facebook em sua plataforma de mensagens hoje, incluindo novas configurações de privacidade. Os usuários podem agora escolher entre duas opções, básica ou estrita. Nas configurações básicas, amigos, amigos de amigos e usuários do Android Messenger que não possuem uma conta na rede podem enviar mensagem para sua caixa de entrada. A "estrita" permite que o usuário selecione de quem pode receber uma mensagem.

As mensagens do FB são divididas em duas categorias, a caixa de entrada e uma pasta de "outros". A plataforma é projetada para "obter as mensagens mais relevantes em sua caixa de entrada e colocar as menos importantes na pasta 'outros'". O Facebook usa algoritmos para determinar a relevância e onde a mensagem deve ser colocada, checando, por exemplo, se o remetente é um amigo, amigo de um amigo ou spammer.

Com a introdução das mensagens pagas, porém, pessoas que não estão de forma alguma ligadas à rede social de um usuário podem pagar para enviar um recado para alguém. "Hoje estamos começando um pequeno experimento para testar a utilidade de sinais econômicos para determinar a relevância", diz o o site. "Vários comentaristas e pesquisadores notaram que a imposição de um custo financeiro sobre o remetente pode ser a forma mais eficaz de desencorajar mensagens indesejadas e facilitar a entrega daquelas que são relevantes e úteis.

Mensagens pagas parecem semelhantes a um anúncio, mas o FB diz que prevê outros cenários também. "Por exemplo, se você quiser enviar uma mensagem para alguém que você ouviu falar em um evento, mas não são amigos, ou falar com alguém sobre uma oportunidade de trabalho, pode usar esse recurso para chegar em suas caixas de entrada. Para o receptor, este teste permite ouvir pessoas que têm uma mensagem importante para eles", escreveu o Facebook.

O recurso é limitado para mensagens de pessoa a pessoa, o que significa que páginas e contas de negócios no Facebook não são capazes de utilizar este serviço. As mensagens pagas também são limitadas a uma por semana aos usuários envolvidos na experiência.

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