terça-feira, 11 de dezembro de 2012

INFO: Votação do Facebook termina sem quórum


 

São Paulo - Terminou ontem, às 18h de Brasília, a votação para definir as futuras políticas do Facebook em relação ao compartilhamento de dados dos usuários e políticas de privacidade. 

No total, pouco mais de 660 mil pessoas (cerca de 0,66% do total de usuários) participaram da pesquisa iniciada no último dia 3. Destes, 88% se manifestaram contra as mudanças propostas pela empresa.

Porém, para ser validada, era preciso que 30% dos usuários, ou seja, cerca de 300 milhões de pessoas, tivessem participado. 

Com o resultado, o Facebook fica livre para alterar as políticas de privacidade do serviço sem consultar os usuários. Entre as medidas iniciais que a empresa deve adotar estão o cruzamento de dados das contas no Facebook e no Instagram de um mesmo usuário e o fim do sistema de votos.

As mudanças foram propostas pelas duas divisões jurídicas globais da empresa, estabelecidas nos Estados Unidos e na Irlanda. Elas também visam legitimar o repasse de informações de usuários para empresas terceiras.

“Essa provisão é padrão no setor e promove o uso eficiente e efetivo dos serviços fornecidos pelo Facebook e suas afiliadas”, diz o comunicado da empresa em relação ao compartilhamento de dados dos usuários com outras empresas.

Como funcionava a “democracia” do Facebook?

Até então, mudanças no serviço (como novas regras de privacidade, por exemplo) costumam ser avaliadas pelos usuários por meio de votação.

De acordo com o antigo modelo, as mudanças ficam abertas para discussão por sete dias. Caso a conversa recebesse mais de 7 000 comentários, o Facebook abria uma votação para consultar os clientes sobre a novidade.

Para que uma votação tivesse valor, era preciso que, pelo menos, 30% dos usuários participem da consulta – isso nunca aconteceu.

Consulta realizada em junho passado sobre os direitos e deveres dos usuários do serviço atraiu 342 mil usuários - apenas 0,038% da população da rede social naquele momento. O Facebook, por sua vez, divulgava de forma tímida as votações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário