quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

TI INSIDE: SPC torna mais ágil resposta a consultas de crédito e reduz custos com novo servidor



Com a necessidade de uma infraestrutura que comportasse o aumento no volume de dados em seu sistema, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) optou por adquirir um servidor de banco de dados Exadata Database Machine, da Oracle, empresa que fornece o software de banco de dados à instituição há 12 anos. Para tal, o SPC investiu em torno de R$ 10 milhões, cifra que inclui também todo o processo de consultoria de projeto e a implantação da solução, fornecidos pela prestadora de serviços Service IT Solutions.

"Devido ao próprio crescimento da economia brasileira, nosso volume de dados dobrou, saltando de 12 milhões de consultas de crédito/mês, em dezembro de 2011, para 25 milhões neste ano”, comentou Ricardo Pereira de Almeida, CIO do SPC. Segundo ele, o banco de dados da companhia possui, atualmente, o cadastro de 135 milhões de pessoas físicas e 18 milhões de pessoas jurídicas.

Dentre os benefícios obtidos em quase dois meses de operação da nova solução, o SPC diz que conseguiu tornar o tempo de resposta às consultas de crédito 50 vezes mais rápido. 

Além disso, a companhia reduziu custos com manutenção e economizou espaço e energia elétrica. “A administração do novo servidor é muito mais simples do que o convencional, e, o melhor de tudo, quando necessário, precisamos somente acionar um único fornecedor”, completa Almeida.

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