terça-feira, 19 de março de 2013

G1: Ministério anuncia programa para startups em parceria com Endeavor


Três entre quatro pessoas no Brasil querem ter seu próprio negócio. Isso significa que 76% dos brasileiros quere ser empreendedores, o segundo maior percentual do mundo, perdendo apenas para a Turquia, segundo estudo realizado pela Endeavor, organização internacional sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo de alto impacto.

A Endeavor é uma das realizadoras do GEC, sigla em inglês para Congresso Global de Empreeendedorismo, que começou nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro, e que em sua abertura oficial teve o que os organizadores chamaram de uma surpresa: o anúncio da parceria entre a organização e a Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) para capacitar startups, empreendedores iniciantes e pequenas empresas inovadoras com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões.

 
O Congresso Global de Empreeendedorismo começou 
nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro.

O Programa InovAtiva vai oferecer conteúdos on-line, workshops e consultoria para a criação de negócios inovadores com alto potencial de crescimento.

"O empreendedorismo é peça principal do desenvolvimento e o Brasil vem sendo alvo de investimentos em capital de risco e em startups, que precisam de apoio diferenciado para se desenvolver. É preciso aumentar o fluxo de empresas preparadas para acessar o capital de risco com programas govenamentais, além de faciliar o acesso a ferramentos básicas para negócios inovadores", disse Nelson Fujimoto, secretário de Inovação do MDIC, afirmando que em 2014 espera oferecer capacitação para starups em larga escala.

O processo de seleção do InovAtiva Brasil vai de 15 de maio a 5 de julho. Os inscritos farão cursos on-line sobre métodos para criar modelos de negócios com potencial de inovação e crescimento e sobre como apresentar o projeto a potenciais invetidores e parceiros.

Na segunda fase, os autores dos 50 melhores projetos vão participar de workshops, sessões de coaching e terão contato com investidores e empreendedores experientes.

O GEC, organizado pela Endeavor Brasil e pela Kauffman Foundation, vai até a quinta-feira (21), com painéis de discussão sobre as políticas públicas existentes e as mudanças necessárias para ampliar e avançar no empreendedorismo no país. São esperados mais de 900 representantes de 125 países e o mesmo número de brasileiros, segundo os organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário