segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

COMPUTERWORLD: Declínio do mercado de outsourcing em TI desafia provedores de serviço



A indústria de terceirização de TI terminou 2012 em queda. O valor total de contratos anuais assinados no quarto trimestre somou 2,9 bilhões de dólares, declínio de 37% em comparação com igual período do ano passado e retração de 17% em relação ao trimestre anterior, de acordo com a consultoria especializada em terceirização Information Services Group (ISG). No ano todo, os valores dos contratos caíram 11% sobre 2011, segundo a ISG.

"Também observamos queda no mercado devido a acontecimentos como as eleições nos Estados Unidos e o furacão Sandy”, observa o presidente e CMO da ISG, John Keppel.

Pesquisa trimestral da KPMG também reflete a retração do mercado de terceirização de TI. O levantamento realizado com mais de 400 consultores de terceirização, aponta que para 73% dos entrevistados a demanda por terceirização caiu nos últimos trimestres de 2012. O quadro deve ser mantido em 2013.

“Para 2013, notamos algumas tendências que vão manter o mercado no mesmo patamar”, relata Keppel, da ISG. Como exemplo ele cita incertezas financeiras. Provedores de serviços de TI continuam a enfrentar pressão para serem rentáveis, segundo a consultoria Everest Group. 

Para superar esse quadro, provedores estão em busca de novos contratos em mercados emergentes. O valor total de negócios de terceirização assinado por companhias nos Estados Unidos em 2012 caiu de 7,05 bilhões de dólares para 6.77 bilhões de dólares. Enquanto empresas na região Ásia-Pacífico obtiveram recorde de 3,1 bilhões de dólares nos contratos.

Grandes clientes na China e na Índica estão entrando no mercado de terceirização de TI pela primeira vez, afirma Keppel. “Juntos, China e Índia assinaram em 2012 contratos com as 39 das 500 maiores companhias do mundo”, detalha. Eles incluem nas ofertas mobilidade, análises, mídias sociais e cloud computing.

“Conforme essas tenências convergem, acreditamos que clientes vão buscar uma aproximação colaborativa com os provedores de serviço”, acredita Keppel. “Para fisgar o mercado, as empresas terão de repensar suas estratégias e relacionamento com os clientes", aconselha.

Infraestrutura como serviço (IaaS) também poder ser uma grande oportunidade para provedores de serviços em 2013. Enquanto 57% dos clientes de outsourcing entrevistados pelo Everest Group disseram que eles já contam com um serviço de software como serviço (SaaS), apenas 32% tem IaaS e 48% relataram ter planos de implementar o modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário