sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Convergência Digital: Empresas brasileiras aderem ao BYOD, mas pecam na definição da estratégia




Estudo elaborado pela Associação Brasileira de ebusiness (ebusiness Brasil) - com 200 líderes de empresas brasileiras - mostra que 48% das corporações vão permitir que seus funcionários usem dispositivos móveis pessoais no ambiente corporativo nos próximos dois anos. Também mostra que, hoje, 39% das organizações já permitem o BYOD ( Bring your own Device) e, por tabela, já contabilizam os ganhos dessa convergência.

O levantamento apura que os benefícios apontados pelos profissionais são: a mobilidade - com 78% das respostas; a liberdade na decisão do usuário em escolher o dispositivo (44%) e a redução de custos com dispositivos (42%). Dado importante do estudo: 38% admitiram o aumento na produtividade dos funcionários.

Mas nem tudo são flores. A pesquisa apura que 69% ainda acreditam que o uso de dispositivos móveis pessoais traz risco à segurança dos dados corporativos. E nesse ponto, um ponto falho da estrutura de TI: muitas organizações admitem que suas equipes não estão preparadas para atender os requisitos de proteção e de adoção de políticas de segurança da Informação.

A análise da ebusiness Brasil relata ainda que que a decisão de adoção do BYOD sofre pouca influência das áreas jurídicas e de Recursos Humanos (RH). Apenas 30% disseram ter alinhado a iniciativa da prática com estas áreas. Importante também perceber que 49% afirmam que a área de TI não costuma gerenciar a nova tendência. Apenas 34% disseram focar o gerenciamento somente na informação de dados como e-mails, documentos e afins. A pesquisa foi realizada em novembro de 2012 e a maioria dos entrevistados trabalha em empresas de grande porte, com receita acima de R$ 300 milhões, do segmento industrial (57%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário