quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Convergência Digital: Vivo leva conexão de Terceira Geração a escolas rurais



A Telefônica|Vivo acaba de levar conexão à internet com tecnologia 3G a cem escolas rurais de sete Estados brasileiros. Por meio de sua Fundação, está lançando o projeto Escolas Rurais Conectadas, que irá capacitar professores e testar impactos das tecnologias na qualidade da educação nesse contexto.

“Entendemos que este projeto permite alinhar a nossa estratégia de negócios à nossa responsabilidade social, criando um projeto que nos possibilita avaliar o impacto da chegada da tecnologia nessas escolas”, afirma Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil. “A cidade gaúcha de Maratá simboliza este trabalho e representa fielmente a nossa estratégia de atuação social”, finaliza Valente.

Cada uma das escolas recebeu como doação dois notebooks configurados com sistema operacional educacional com inúmeras sugestões de links de acesso a publicações, debates, pesquisa e formação de educadores e alunos, ou seja, conteúdo de cunho pedagógico no contexto digital.

A conexão das cem escolas irá beneficiar mais de 11 mil alunos e 500 professores nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas e Pernambuco. A escolha dos locais levou em conta a vocação rural dos Estados e buscou também um perfil diverso, que possibilitasse avaliar os impactos em áreas com diferentes perfis. “Será uma grande oportunidade para a Fundação porque poderemos acompanhar esse laboratório da aplicação de tecnologias em áreas rurais”, afirma Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Para definir a estratégia de atuação em cada local, está em fase de finalização um diagnóstico sobre o nível de utilização de tecnologias pelos professores dessas escolas. O trabalho está sendo feito pela Fundação Certi, de Santa Catarina.

Em função de sua vocação rural, o Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de escolas beneficiadas pelo programa. São 33 estabelecimentos em 32 municípios, beneficiando no total cerca de 3.500 alunos e 230 professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário