Um estudo realizado por duas universidades alemãs e divulgado nesta terça-feira (22/1) mostra que Facebook pode causar (muita) inveja e provocar infelicidade e solidão. As informações são da agência Reuters.
De acordo com o relatório "Envy on Facebook: A Hidden Threat to Users' Life Satisfaction?" (PDF) (Inveja no Facebook: uma ameaça escondida à satisfação da vida dos usuários", em tradução), uma em cada três pessoas se sentiu menos satisfeita com suas vida pessoal depois de acessar o Facebook.
A pesquisa mostra também que as pessoas que não realizaram nenhum comentário, mas ainda assim ficaram "stalkeando" (seguindo compulsivamente) a vida dos amigos, foram as mais afetadas.
O primeiro fator causador da inveja seria amigos compartilhando fotos de férias e de viagens. O segundo maior causador são as interações sociais divulgadas na rede. Os usuários chegaram até a comparar com os amigos do Facebook quantos "parabéns" receberam e quantos "curtir" ou comentários tiveram em fotos e postagens.
Dentre todos os invejosos entrevistados, os homens se destacaram por divulgar na rede realizações pessoais, enquanto que as mulheres eram mais propensas a destacar sua aparência ou vida social.
"Ficamos surpresos com a quantidade de pessoas têm uma experiência negativa do Facebook com a inveja deixando-os se sentirem solitários, frustrados ou com raiva", disse à Reuters a pesquisadora do Instituto de Sistemas de Informação na Universidade Humboldt de Berlim, Hanna Krasnova. "A partir de nossas observações algumas dessas pessoas deixarão o Facebook ou, pelo menos, reduzirão a utilização do site."
O estudo foi baseado em uma pesquisa feita com 600 pessoas na Alemanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário