quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Transporte público de SP ganhará tecnologia biométrica - TI - Notícias - INFO




O Bilhete Único, sistema de bilhetagem eletrônica usado no metrô, ônibus e trens da cidade de São Paulo, ganhará validadores biométricos.

Estas máquinas serão instaladas na frota no segundo semestre de 2013. A data foi confirmada ontem pelo secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, durante o evento que reuniu também o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

No novo sistema, os passageiros terão de encostar a mão no validador antes de aproximar o cartão da leitora. A coleta das digitais será feita a partir de abril deste ano pela prefeitura.

A biometria ajudará a evitar as fraudes feitas com os atuais cartões do Bilhete Único. Em fevereiro de 2012, um pesquisador descobriu uma falha que permitia clonar créditos dos cartões em poucos segundos.

Há também denúncias de pessoas que alugam o cartão durante o período de integração gratuita de quatro viagens em até três horas. O retorno do item é feito pela janela do automóvel e os donos dos cartões recebem uma quantia abaixo do preço da tarifa oficial.

O cadastro dos dados biométricos é facultativo, mas obrigatório para os interessados em usar o Bilhete Único Mensal, projeto divulgado durante a campanha de Haddad à prefeitura de São Paulo. A alteração das regras de uso permitirá, por exemplo, usar os ônibus municipais sem limite de viagens durante 30 dias. Este pacote custará 140 reais. Já para estudantes, o serviço custará 70 reais. Para usar o ônibus, metrô e trens, a tarifa será de 280 reais. A quantia ainda pode sofrer alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário