sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Convergência Digital: NIC.br distribui roteador que mede a qualidade da Internet


NIC.br distribui roteador que mede a 
qualidade da Internet. 

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) aproveitam o Campus Party, evento que vai até o dia 03 de fevereiro, para apresentar o Simet-Box. Criado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br), o equipamento mede a qualidade da conexão Internet.

Podendo também ser utilizado como um roteador Wi-Fi, o Simet-Box faz medições em períodos diferentes do dia e monitora critérios que vão além da banda disponível para o usuário. O sistema também gera relatórios para o usuário sobre as medições realizadas.

Os testes informam se o provedor de acesso do usuário está utilizando filtros antispoofing (http://bcp.nic.br/antispoofing/) e se está participando da Gerência de Porta 25 (http://www.antispam.br/), além de informações sobre a qualidade do serviço DNS do provedor, como a latência das resoluções, respeito ao campo TTL, uso de DNSSec, entre outros. Todos os testes de qualidade do Simet também são realizados, como largura de banda, perda de pacotes, jitter e latência (RTT).

Os visitantes da Campus Party estão sendo convidados a participar de desafios para concorrer a unidades do Simet-Box. Os organizadores têm procurado premiar pessoas de diferentes regiões do País. Fabrício Tamusiunas, Gerente de Projetos no CEPTRO.br, explica que os equipamentos serão distribuídos em diferentes oportunidades durante o ano. “Eles não serão comercializados. Nós vamos distribuí-los dessa forma, em eventos e em oportunidades que tivermos de apresentá-lo”, esclarece.

O Simet (http://simet.nic.br/) é um sistema criado pelo CEPTRO.br em 2006 que realiza testes de desempenho de redes com acesso a Internet e opera tanto em computadores avaliando a região de interesse do usuário que faz a pesquisa pelo CEP, como em aparelhos iPhone, iPod, iPad e Android.

Fonte: NIC.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário