quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Fator Brasil: ABComm lança simulador para tomadas de decisões no e-commerce



Game business é o segundo no mundo e o único voltado para o varejo online.

Apoiado pelo crescimento exponencial do e-commerce no Brasil e zelando por um mercado cada vez mais maduro, a ABComm traz em parceria com a Ecommerce School e GS&MD Gouvêa de Souza, o Business Game de E-Commerce.

Desenvolvido para as turmas de Gerentes de E-Commerce da Ecommerce School, o lançamento é um simulador que funciona como um sistema de apoio a decisões dos negócios que envolvem o comércio eletrônico.

Para o uso do software, os professores dividem os alunos em grupos, com cada um desses núcleos representando uma empresa de e-commerce. A partir de então, o programa passa a simular situações que exigem que a turma realize determinadas decisões. Ao final de cada rodada, o sistema pontua a equipe de acordo com as respostas para cada circunstância, comparadas com outras equipes e critérios de mercado.

Com os resultados em mãos, os professores discutem com as equipes e sugerem mudanças e, sendo assim, a cada nova rodada os grupos passam a ter conhecimento dos impactos e decisões tomadas em diversas áreas do e-commerce, como logística, compras, gestão de pessoas, marketing etc.

De acordo com Mauricio Salvador, presidente da ABComm, o simulador é uma forma divertida de trabalhar as situações que surgem no mercado, dando possibilidades para que os profissionais tenham ideias sólidas, decisivas e assertivas neste meio. “Todo mercado maduro tem pelo menos um simulador que ajuda os profissionais a se formarem com mais qualidade. Muitos impactos de decisões gerenciais e os erros graves podem ser evitados pelos gestores. Além disso, os simuladores, ou business games, são uma forma divertida de se aprender, ajudando a fixar lições que saem da teoria para a prática”, explica Salvador.

Para avaliação das respostas, são usadas 1,2 mil variáveis, comparadas com as decisões dos grupos em cada uma das áreas. Elas pontuam cada equipe num ranking com mais de oito milhões de combinações possíveis.

Com a iniciativa, a ABComm espera estruturar de forma robusta o aprendizado sobre o desenvolvimento das lojas virtuais, inclusive para área operacional, a fim também de colaborar nas contratações, trazendo para o mercado pessoas mais qualificadas e menos suscetíveis a erros na gestão.

Lançado inicialmente e com exclusividade para as turmas de gerente de e-commerce da Ecommerce School, detentora do maior investimento financeiro e intelectual, o simulador já atraiu empresas americanas e europeias para a produção de um software com versões em inglês e espanhol.

“O Business Game de E-Commerce será usado durante algum tempo com exclusividade pela Ecommerce School, mas a ideia é estender a universidades e MBAs por todo o Brasil, pensando inclusive em âmbito internacional, afinal esse game é o segundo no mundo e o único desenvolvido unicamente para empresas de varejo digital”, afirma Salvador.

ABComm -Criada no segundo semestre de 2012, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) surgiu para fomentar o setor de e-commerce com informações relevantes, além de contribuir com seu crescimento no país. A Associação reúne representantes de lojas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia da informação, mídia e meios de pagamento, atuando frente às instituições governamentais, em prol da evolução do setor. Contando com mais de mil associados, a entidade sem fins lucrativos é presidida por Maurício Salvador e conta com diretorias específicas criadas para fomentar todo o setor, são elas: Novos Negócios; Relações Governamentais; Mídias Digitais; Relações Internacionais; Meios de Pagamento; Capacitação; Desenvolvimento Tecnológico; Empreendedorismo e Startups; Jurídica; Métricas e Inteligência de Mercado; Crimes Eletrônicos; e Marketing. [ www.abcomm.com.br].

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