terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

IDG Now!: Senai abre inscrições para vagas em cursos técnicos de TI



Na área de tecnologia, há capacitação para técnicos em rede de computadores, informática, internet e telecomunicações

Até março, unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estarão com inscrições abertas para mais de 18 mil vagas em cursos técnicos, incluindo de tecnologia da informação. A capacitação é para estudantes da segunda ou terceira séries do ensino médio ou a quem já tem esse nível de escolaridade completo.

Os cursos oferecem conhecimentos teóricos e práticos e prepara para o jovem para entrada no mercado de trabalho no setor da indústria. A duração varia de 800 a 1,4 mil horas, o que significa até dois anos.

Mais da metade das vagas será ocupada por beneficiários do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nesse caso, o governo federal arca com todas as despesas com o curso, desde a mensalidade até transporte, alimentação e material didático. 

Os interessados devem estudar em escolas públicas ou em particulares com bolsa integral. É necessário entrar em contato com a secretaria de Educação do estado, que fica responsável por encaminhar os estudantes ao Senais.

Pesquisa, realizada pelo Senai no ano passado, apontou que o Brasil precisará de 520 mil técnicos industriais até 2015. A formação oferecida pela instituição tem o objetivo de contribuir para formação dessa mão de obra.

Levantamento feito junto aos formados em cursos técnicos da instituição em 2010 mostrou que 80% deles estavam trabalhando em 2011 e recebiam, em média, 2,47 salários mínimos, o equivalente, na época, a R$ 1.346,15, ao mês.

Veja a seguir as unidades do Senai que estão oferecendo capacitação em tecnologia da informação:

Região Sul 

  • Santa Catarina – Tem cursos de técnico em rede de computadores e informática. 
  • Paraná - Serão abertas 6,5 mil vagas no Pronatec neste primeiro semestre, incluindo cursos de informática. As inscrições começam dia 14 de fevereiro e vão até 1º de março. 
  • Centro-Oeste e Mato Grosso - Até 18 de fevereiro, ficam abertas as inscrições para 3 mil vagas em unidades do Senai 18 municípios. Desse total, 2.710 estão vinculadas ao Pronatec. Entre os cursos de TI há treinamento em informática para internet. 

Nordeste

  • Ceará - Há 82 vagas disponíveis no Ceará, todas em unidades de Fortaleza, para cursos técnicos. Ainda no primeiro semestre, serão ofertadas vagas pelo Pronatec para o curso de telecomunicações, mas o período de inscrições ainda não foi definido. 
  • Maranhão - Há 20 vagas para técnico em informática pelo Pronatec no município de Balsas. Inscrições vão de 1º a 8 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário