terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Olhar Digital: Governo americano tenta implantar WiFi gratuita em todo o país



A prefeitura de São Paulo manifestou nesta segunda-feira, 4, a intenção de cobrir a cidade com uma rede de internet gratuita. Se por aqui o plano esbarra no limite distrital, nos Estados Unidos a mesma discussão ganha contornos mais ambiciosos.

Uma proposta do governo americano está dividindo as opiniões de grandes empresas. A ideia da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), prevê a implantação de uma grande rede WiFi por todo o país, para oferecer acesso gratuito à internet nos próximos anos.

Trata-se de um projeto polêmico porque vai diretamente de encontro aos interesses de empresas de telecomunicações do país. Isto porque a rede supostamente seria tão poderosa que permitiria aos usuários fazerem ligações e navegar na internet sem precisarem pagar uma conta mensal de celular.

Do outro lado, é do interesse de gigantes da tecnologia como o Google e a Microsoft que as pessoas tenham acesso fácil à internet, para que utilizem mais as suas ferramentas. Elas afirmam que uma rede destas proporções ajudaria, principalmente, os pobres.

Segundo o Washington Post, a rede WiFi nacional seria muito mais potente do que as utilizadas atualmente nas casas. Elas poderão penetrar em paredes de concreto grossas, por exemplo. Desta forma, seria possível cobrir praticamente todas as áreas metropolitanas, e grande parte da área rural.

Jeffrey Silva, analista da empresa de pesquisas Medley Global Advisors, acredita que o serviço seria, sim, uma ameaça às operadoras de celular do país. "Para um usuário casual da internet, talvez isso possa substituir uma operadora. Por ser mais abundante e sem uma 'etiqueta de preço', isso pode ter um apelo para muitas pessoas", comentou.

Entretanto, as operadoras têm, atualmente, muito mais espectro do que o que está sendo proposto pelo governo, então suas redes seriam muito mais robustas, apontam analistas consultados pelo jornal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário