quarta-feira, 27 de março de 2013

COMPUTERWORLD: Quase 45% das empresas planejam investir em Big Data em 2014, diz Gartner

Quase 45% das empresas planejam investir em Big Data em 2014, diz Gartner

Consultoria prevê que em 2015 cerca de 20% das mil maiores empresas terão estabelecido foco estratégico nessa área.

O ano de 2013 será marcado pela adoção em larga escala das tecnologias de Big Data, após um período de experiências e sucessos das organizações pioneiras na implantação, prevê o Gartner. Estudo global da consultoria aponta que 42% dos líderes de TI planejam investir nestas tecnologias dentro de um ano.

As tendências nessa área serão tema da Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center, que acontece nos dias 9 e 10 de abril, em São Paulo. Durante o evento será apresentada uma sessão sobre Big Data e sua influência nos Data Centers, além dos requisitos para que os gerentes de TI analisem como poderão gerenciar dados no futuro.

“Agora, as organizações têm mais conhecimento do que é o Big Data e como ele pode transformar o negócio de novas formas. As questões chave mudaram para quais são as estratégias e as habilidades necessárias e como podemos medir e ter certeza do retorno do investimento", afirma Donald Feinberg, vice-presidente e analista do Gartner.
Ele observa que muitas empresas ainda estão nos estágios iniciais e poucas têm pensado em uma abordagem empresarial ou, ainda, percebido o profundo impacto que Big Data terá em suas infraestruturas, organizações e industrial. Feinberg vai conduzir a palestra “Redução do Big Data no Data Center – Que Barulho é Esse?”, durante o evento.

As empresas estão realizando suas ações nessa área em uma paisagem tecnológica em rápida mudança, com forças que produzem e demandam novos tipos de dados e de processamento da informação. Elas se voltam ao Big Data por duas razões: necessidade e convicção.

As organizações estão conscientes de que essas iniciativas são críticas, pois identificaram oportunidades de negócio óbvias e potenciais, que não podem ser atingidas com as fontes de dados, tecnologias e práticas tradicionais.

“Isto faz com que os líderes de TI e negócio se interessem em estar à frente dos concorrentes, no que se refere ao lançamento das iniciativas de Big Data. Não há com o que se preocupar: ideias e oportunidades, neste momento, são ilimitadas e algumas das maiores vêm da adoção e adaptação de ideias de outras indústrias”, diz Feinberg. Desta forma, será desafiador deixar de lado o hype ao avaliar tecnologias, abordagens e alternativas de projeto de Big Data.

Apesar destes desafios, o Gartner prevê que, em 2015 cerca de 20% das mil maiores empresas terão estabelecido um foco estratégico em infraestrutura de informação, equivalente à de gerenciamento de aplicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário