terça-feira, 5 de março de 2013

Folha: Novo smartphone da Samsung rastreará seus olhos para rolar páginas sozinho


BRIAN X. CHEN

O próximo grande smartphone da Samsung, que deve ser introduzido no mês que vem, terá ênfase em software. Uma pessoa que testou o telefone, chamado de Galaxy S 4, classificou como particularmente novo e empolgante: rolagem com os olhos.

O celular monitorará os olhos de seu usuário para determinar para onde deve rolar certa página --que pode ser da web ou da janela de um aplicativo--, disse um funcionário da Samsung sob a condição de anonimato, porque ele não estava autorizado a falar com a imprensa.

Por exemplo, quando usuários estiverem lendo um artigo e seus olhos mirarem o fim da página, o smartphone automaticamente rolará para baixo --revelando, assim, os próximos parágrafos do texto.

A fonte não especificou qual tecnologia estava sendo usada para rastrear os movimentos dos olhos e tampouco disse se a novidade será demonstrada durante a conferência para imprensa do Galaxy S 4, que acontece em Nova York no dia 14.

O funcionário da Samsung disse que, no geral, as características de software (sistema e aplicativos) do novo telefone devem ofuscar as de hardware (como o processador e a tela).

De fato, a Samsung registrou uma marca na Europa com o nome "Eye Scroll" (rolagem com os olhos), com o número 011510674. Nos EUA, fez o registro do nome "Samsung Eye Scroll" em fevereiro, no qual descreveu ao serviço como "programa de computador que pode detectar a movimentação dos olhos e rolar as telas de dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets, de acordo com o movimento percebido."

A Samsung também registrou a marca "Eye Pause", sem descrever, contudo, o que a tecnologia faz.

Suposta fotografia de divulgação do Galaxy S4 
divulgada pelo site "SamMobile" 

Em uma entrevista, Kevin Packingham, executivo-chefe de produtos da fabricante, negou-se a dar detalhes sobre o próximo telefone da Samsung. Mas ele disse não concordar com o fato de o hardware ser insignificante se comparado ao software e que, acima de tudo, o telefone é "incrível".

Tecnologias de rastreamento de olhos vêm sendo desenvolvidas há um bom tempo. O próprio Galaxy S 3, atual topo de linha da Samsung, tem a capacidade de te monitorar. O atributo, chamado de Smart Stay, usa a câmera frontal para manter a tela iluminada se alguém a observa, em vez de automaticamente escurecê-la.

Tobii, uma empresa de tecnologia que recebeu US$ 21 milhões em financiamento da Intel no ano passado, vem trabalhando em uma técnica que usa sensores infravermelhos para monitorar a movimentação dos olhos de maneira precisa.

O Galaxy S 3 é o mais bem vendido telefone da marca, então o anúncio de seu sucessor vem sendo antecipado fervorosamente já há certo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário