sexta-feira, 15 de março de 2013

IDG Now!: Google remove da Play aplicativos que bloqueiam anúncios


Empresa alega que as ferramentas estão violando suas regras "por interferir ou acessar outros serviços"; companhia fatura com cliques em banners

O Google tem removido alguns programas da loja Play que bloqueiam anúncios na web, alegando que as aplicações violam suas regras por interferir com outros serviços.

Uma das aplicações proibidas, o Adblock Plus, disse que recebeu uma notificação por email na quarta-feira dizendo que violou o artigo 4.4 do Acordo de Distribuição.

"Depois de uma revisão regular foi determinado que seu aplicativo interfire ou acessa outro produto ou serviço de forma não autorizada", disse o Google ao Adblock Plus. "Isso viola seu acordo conosco", disse a empresa.

Pelo menos um outro produto para bloqueio de anúncio, o AdAway, também foi removido.

A receita do Google é altamente dependente da publicidade na Internet. Aplicações que bloqueiam anúncios significam que os usuários não vão clicar sobre eles, privando empresas como Google e redes de publicidade de receitas.

O AdAway, que tem uma página no Google Code, é um programa de código aberto que funciona em dispositivos Android versão 2.1 ou acima. Uma notificação em sua página no Google Code aconselha os usuários a baixá-lo a partir de F-Droid, um site que hospeda software livre e de código aberto.

O Adblock Plus, um projeto de código aberto começou em 2002, disse em um comunicado que "aparentemente, o Google está colocando mais receitas acima da liberdade da Internet e das escolhas dos usuários."

Perto de um milhão de usuários baixaram o Adblock Plus da loja do Google desde novembro de 2012, disse Até Faida, diretor da Eyeo em Colônia, na Alemanha, a empresa que gere o Adblock Plus.

O Adblock Plus ainda está disponível na Chrome Web, onde ficam as aplicações para o Chrome. Mas Faida disse que teme que isso pode mudar "se os usuários deixarem o Google continaur a limitar sua liberdade e escolhas no Android".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário