terça-feira, 26 de março de 2013

INFO: Hackathon da Intel começa com dicas de desenvolvimento



Início da festa

Jomar Silva, líder da comunidade da Intel Software, fez uma breve apresentação das ferramentas aos participantes. O primeiro fato apresentado foi a mudança de paradigma de desenvolvimento. Hoje, o desenvolvedor não escreve mais código focado em apenas uma plataforma – ou plataforma alvo. A divergência de sistemas e dispositivos obriga o uso de ferramentas que sirvam para reutilizar código, facilitar a manutenção e principalmente fornecer a mesma experiência ao usuário em qualquer hipótese, ou seja, fazer com que as aplicações convirjam.

É neste ponto que entra a ferramenta Intel XDK. É um ambiente de desenvolvimento completo, lançado recentemente, que serve para gerar um aplicativo web (webapp) ou uma solução híbrida (que acessam os recursos do dispositivo via API). Os aplicativos são escritos em HTML5, além do ambiente fornecer bibliotecas de específicas para jogos. Entre as vantagens de utilizá-lo estão a possibilidade de emular o aplicativo em tablets, smartphones e PCs, e guias passo a passo para publicar a aplicação direto nas lojas. Vale ressaltar, que o XDK foi desenvolvido pela AppMobi e é inspirado na solução PhoneGap – que hoje se dividiu em Adobe PhoneGap e Apache Cordova, sua divisão de código aberto.

Os seguintes componentes completam o ambiente de desenvolvimento HTML5 da Intel: App Framework, App Game Interface e App Dev Center. O primeiro é uma biblioteca Javascript – antiga jqMobi – para desenhar interfaces. O segundo é uma biblioteca que já contem um motor gráfico pronto. Na prática, você pode adicionar ao elemento canvas propriedades como som, física, aderência e outros. Por fim, o Dev Center empacota a solução nos formatos para rodar no iOS, Android, Amazon, Nook, Facebook e outros.

Na apresentação, algumas dicas foram dadas para não errar com sua aplicação. São elas:

1) Se existe uma API nativa de HTML5, use-a – Isto aumenta as chances de sua aplicação ser compatível por um longo período;

2) Se não existe uma API nativa, procure uma biblioteca terceira, mas não se esqueça de checar a compatibilidade. Um site extremamente útil para este fim é o http://caniuse.com;

3) Faça um único arquivo HTML para a aplicação inteira. Do contrário, a tela do aplicativo precisará ser renderizada continuamente, o que acarreta lentidão.

As equipes 

Em uma iniciativa como esta não é preciso nenhuma experiência com HTML5 ou com ferramentas específicas da Intel para participar. Entre os inscritos encontramos estudantes, professores, profissionais, proprietários de empresa e até pessoas de outras áreas, como é o caso do Lucas Nobrega, 24 anos, estudante de medicina da Usp.

Para que as ideias saiam do papel, uma equipe de três profissionais altamente qualificados da Intel tiram dúvidas e ajudam quem quiser. Fazem parte desta equipe: Jomar Silva (Community Manager de vPro e HTML5), Eduardo Carrara (Analista de Software) e Filipe A. Pedroso (Community Manager de Ultrabook)

As ideias escolhidas

De todas as 26 ideias que surgiram durante o período de brainstorm, as 10 ideias escolhidas foram:

• Livro interativo baseado em EPUB3;

• De quem é a vez – Organizador de responsabilidades (em um projeto ou na hora de pagar a conta);

• Interpretador da linguagem didática LOGO;

• Checklist – lista de tarefas compartilhada;

• Geometria – Ajudante de operações geométricas;

•Gerenciador de trabalho em grupo – Mantem o perfil de cada integrante de uma equipe de trabalho e lista responsabilidades e informações;

• Kitchen Sink – Um ajudante que explica as funcionalidades disponíveis na linguagem;

• Compartilhador de arquivos;

• Assistente de análise sintática;

• LousaShare – Serve para compartilhar imagens de lousa, gravadas pelos próprios alunos. E pode fornecer recursos de realidade aumentada para dar um extra na aula do professor.

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