Muitos usuários de TV por assinatura via satélite reclamam que basta começar a chover para que o sinal da transmissão seja interrompido. Mas será mesmo que isso é verdade, apenas mito ou até mesmo coincidência? A resposta é que é verdade, a chuva pode sim afetar o sinal de sua TV via satélite.
Conforme ressalta o pessoal do How It Works, a televisão via satélite utiliza frequências na faixa de micro-ondas, que são fortemente absorvidas pela água. A chuva reduz a força do sinal, mas a emissora minimiza a interferência de uplink aumentando a potência do sinal.
O uplink acontece quando o satélite recebe o sinal vindo de uma estação localizada na Terra. O sinal de uplink é enviado em uma frequência específica, a mesma já programada no transponder do satélite. Quando o transponder transmite o sinal de volta para a Terra, por meio de uma frequência diferente do uplink, e ele chega até sua casa, chamamos de downlink.
Para reduzir o impacto negativo na transmissão do usuário, as operadoras aumentam a potência do sinal e usam várias estações de uplink espalhadas por diferentes locais. Atualmente, os usuários só notam que o downlink foi afetado durante chuvas realmente muito fortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário