terça-feira, 9 de abril de 2013

INFO: ´Infraestrutura precária trava banda larga no Brasil´


Banda larga: infraestrutura cresceu pouco para
 atender a demanda.
O investimento insuficiente na infraestrutura de telecomunicações em todo o país é o principal responsável pela má qualidade da maior parte dos serviços de banda larga do Brasil. A conclusão é do engenheiro-chefe do INFOlab, o laboratório de testes da INFO, Luiz Cruz, que abriu a Semana INFO na Fnac na noite desta segunda-feira (8), em São Paulo.

De acordo com Cruz, há no Brasil mais de 200 milhões de celulares ativos e cerca de 40 milhões de conexões fixas à internet. “Para atender todos estes consumidores com qualidade, seria necessário que os investimentos em anéis de fibra óptica e antenas de redes móveis fossem muito maiores que os atualmente registrados”, diz o engenheiro.

O especialista explicou, durante palestra na Fnac Pinheiros, que alguns serviços de boa qualidade, foram degradados nos últimos anos pela inclusão de novos usuários nas redes fixas e móveis. “Algumas empresas, que tinham bom desempenho nos testes do INFOlab apresentaram uma queda recente de qualidade. Isso está diretamente relacionado ao fato de mais pessoas terem ingressado nas redes sem uma contrapartida adequada de investimentos”, diz Cruz.

Para Luiz Cruz, o Brasil ainda dispõe de uma infraestrutura muito modesta se comparada a dos países mais avançados no setor, como Estados Unidos ou Japão. “Enquanto no Brasil, o Plano Nacional de Banda Larga tenta levar conexões de 1 Mbps para os usuários, nos Estados Unidos o serviço Google Fiber está oferecendo links de 1 Gpbs por 70 dólares mensais”, afirmou.

O engenheiro recomendou que os usuários fiquem atentos ao contratar serviços de banda larga e observem não só a velocidade de download oferecida pelas operadoras, mas também a velocidade de upload e faça medições frequentes dos serviços contratados. “Se vocês não receberem algo próximo do que contrataram, reclamem. Levem suas queixas à operadora, à ouvidoria da operadora e, se necessário, ao Procon e à Anatel. Ao apresentar sua queixa, você pressionará as empresas para que melhorem seus serviços”, disse.

Apesar do tom crítico, Cruz disse que nem toda a responsabilidade pode ser atribuída às teles. “As operadoras perseguem margens de rentabilidade e, claro, vão buscar a equação mais favorável para seus negócios. Cabe ao governo exigir metas de qualidade e criar condições mais favoráveis para a telefonia, como uma legislação mais simples para a instalação de antenas nas cidades”, disse.

Nesta terça-feira (9), às 19h30min, será a vez do analista de qualidade do INFOlab, Leonardo Veras, conversar com o público sobre como tirar o máximo de seu smartphone. “Os celulares ficaram muito poderosos nos últimos anos e ainda há muitos usuários que não sabem exatamente as diferenças de especificação entre os aparelhos ou, mesmo adquirindo um produto top de linha, não exploram todos seus recursos adequadamente”, afirma Veras.

A terceira palestra promovida pela INFO será ministrada pela gerente de marketing da LG, Fernanda Summa, na quarta-feira (10). A especialista conversará sobre a disseminação das smart TVs, televisores com acesso à web, e a ascensão do 4K, resolução de tela quatro vezes superior ao Full HD e que pode tornar-se um padrão do mercado ao longo dos próximos anos. Todas as palestras acontecerão às 19h30min no auditório da Fnac Pinheiros. A entrada é gratuita.

Serviço - Fnac Pinheiros - Av. Pedroso de Morais, 858, Pinheiros, São Paulo, tel: (11) 3579-2000. Acesso para pessoas com necessidades especiais - Lotação do Fórum Fnac Pinheiros: 250 pessoas. Estacionamento: R$ 8,50 (até 30 min), R$ 11,00 (até 2 horas). Isenção de estacionamento por duas horas para Associados Fnac que fizerem compras (conferir limites mínimos de compra em loja).

Confira a agenda completa de eventos na Fnac: www.agendafnac.com.br

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