terça-feira, 30 de abril de 2013

Portal Fator Brasil: EDI: tecnologia invisível que fomenta economia brasileira


Em plena Era 2.0 e no mês em que se comemora o Dia das Comunicações, o EDI se apresenta como peça fundamental na economia brasileira, integrando indústria e seus fornecedores.

No dia 5 de maio é comemorado o Dia das Comunicações, data de nascimento de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas no Brasil. Desde o promissor ato do homenageado, entre 1890 a 1916, já passamos pela Era Industrial e também pela Era da informação - também conhecida como Era digital-, nome dado ao período após a década de 1980, que reuniu invenções revolucionárias, como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal.

Nunca, no entanto, fomos tão expostos a todo tipo de informação como na atualidade, já apelidada de “Era 2.0”. No âmbito empresarial, quanto antes um processo consegue ser finalizado por um prestador de serviços, por exemplo, mais destaque e vantagens ele e seu cliente ganham no mercado. Desta forma, soluções em EDI, do inglês Electronic Data Interchange, tornaram-se grandes aliadas destas corporações, qualificando e otimizando o tráfego de informações.

O exemplo da indústria automotiva - Para se ter uma dimensão, a indústria automotiva, por exemplo, foi recentemente impulsionada pelo discurso do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que anunciou a extensão das atuais alíquotas de IPI. O setor produziu mais de 825 mil unidades, de acordo com último balanço da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e, sem dúvida, contou com a performance de seus fornecedores para isso. É no diálogo entre estas empresas que entra a tecnologia de EDI. Para atender as demandas dos fabricantes, empresas, em sua maioria de pequeno e médio porte, tem investido cada vez mais em tecnologia como aliada aos negócios.

“A troca de informações qualitativa é primordial para um relacionamento saudável entre uma empresa e seus stakeholders, seja do ponto de vista dos clientes ou fornecedores, o EDI consegue promover este diálogo por meio de uma tecnologia segura e invisível”, explica Adoniram Silva, Diretor da Sawluz, empresa especializada no transporte, análise e armazenamento da informação, EDI e Documentos Fiscais Eletrônicos com mais de 20 anos de atuação no mercado.


É possível afirmar que o EDI é uma evolução natural dentro da tecnologia das empresas, substituindo os antigos documentos impressos. Este intercâmbio eletrônico funciona como um facilitador de processos logísticos, controlando de forma eficaz estoques e transporte de mercadorias, o que reflete na redução de custos administrativos e melhorias no gerenciamento das operações. “Investir no treinamento de colaboradores que farão a interface com a ferramenta é primordial para fluidez do processo de transição”, diz Silva.

Os setores automotivo e agrícola, que sempre focaram em seu desenvolvimento tecnológico, são os principais demandantes desta ferramenta. Por isso, as empresas de tecnologia da informação vem investindo na solução em que a Sawluz é pioneira. “Ao longo de 20 anos, além de aprimoramento, ampliamos a capacidade de atender às necessidades de comunicação dos nossos clientes. Por meio do SawluzNET, ofertamos a facilidade de interação entre parceiros e novos clientes, de forma em que o usuário apenas investe o valor de acordo com a quantidade de dados trafegados dentro da rede da Sawluz”, finaliza.

A Sawluz é uma empresa especializada no transporte, análise e armazenamento da informação, EDI e DF-es (Documentos Fiscais Eletrônicos) com mais de 20 anos de atuação no mercado. Com soluções voltadas para os setores comercial, logística, recebimento e expedição, a empresa oferece automatização das rotinas de análise e integração de programações de entregas, pedidos, geração de avisos de embarques e DF-es com diversos sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) existentes no mercado. A Sawluz conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados para atender aos mais diversos projetos da área de tecnologia e presta consultoria a processos de integração logística específica, voltados às necessidades dos seus clientes. [www.sawluz.com.br].

O EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) é uma tecnologia moderna e eficaz, que tem o objetivo de facilitar o dia a dia de organizações manipulando informações. O EDI é, basicamente, uma troca de informações entre computadores de parceiros para integrar seu conteúdo às aplicações locais de suas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário