quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMPUTERWORLD: Como os ERPs podem atender aos negócios



Sistemas de gestão empresarial podem trazer benefícios diversos, variando de acordo com as dificuldades de gestão enfrentadas por cada empresa em particular, seu tamanho e setor de atuação. No caso da Axletech do Brasil, por exemplo, a maior necessidade era reduzir o desperdício de tempo motivado pelo deficitário fluxo interno de informações corporativas. 

A filial da AxleTech International, sediada em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, fabrica eixos e componentes, além de freios e outras peças de reposição para caminhões e automotores pesados, incluindo veículos militares e máquinas para construção civil, mineração e agricultura, entre outros setores. Para ganhar tempo nos fluxos internos, a empresa decidiu adotar o software unificado para gestão empresarial Visual, da Infor. O processo de implementação levou pouco mais de quatro meses e foi feito pela integradora VKSur.

“Antes [da implantação], a cada mês era preciso ajustar cerca de um quinto das informações sobre os produtos de um sistema para o outro e, mesmo assim, os dados eram imprecisos e desalinhados”, conta o analista de custos da Axletech e líder do projeto de implementação, Washington Rodrigues. 

“Isso resultava em desperdício de tempo e energia. O fluxo das informações também era complexo e demorado. Algo que a unificação dos sistemas zerou, pois temos acesso a dados precisos”, completa o gestor.

Segundo a Axletech, o principal ganho com a solução de ERP foi a integridade das informações, o que reduziu o tempo de fechamento contábil para três dias, ou 30% de redução frente aos quatro dias que o processo levava para ser concluído. 

O aumento da agilidade foi possível por meio da integração da solução da Infor com os módulos financeiros e de produção, soluções de diferentes fabricantes antes utilizadas de forma isolada.

O módulo de manufatura foi o primeiro a entrar em operação, seguido do módulo fiscal e de negócios. Na sequência, os dois processos foram unificados por meio do ERP da Infor. Atualmente, está sendo implementado um outro sistema, que gera códigos de barras para os produtos, e cuja expectativa é de aumentar a organização dos inventários.

“As necessidades de atender às obrigações regulatórias brasileiras e as demandas corporativas internas exigem um sistema como o Infor Visual, que integra as informações e oferece confiabilidade, eficácia e agilidade ao trabalho da empresa”, diz Pablo Faria, gerente de consultoria da VKSur, a respeito das qualidades da plataforma.

O próximo passo é implementar um módulo de EDI (Eletronic Data Interchange) para simplificar o processo de vendas com alguns clientes, agilizando as entradas de pedidos e emissão de nota fiscal. O sistema auxiliará a empresa a calcular automaticamente a obrigação dos SPEDs fiscal e contábil.

“O ERP Visual permite que fabricantes como a Axletech visualizem dados importantes em um único sistema e efetuem mudanças significativas e imediatas, impulsionando a eficiência e a agilidade, de forma que as empresas possam ganhar competitividade e rentabilidade”, diz Roberto Regente, vice-presidente da Infor na América Latina.

Ordem na casa

Na Primus Construtora e Incorporadora, que fica na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, o “problema” era acompanhar o crescimento acelerado de, em média 130% em relação a 2010, ano da sua fundação. Em termos práticos, no primeiro ano a empresa entregou 12 apartamentos. No ano passado, o segundo de atuação, o número de apartamentos saltou para 64.

Para administrar e controlar os processos administrativos, a Primus usava planilhas de mercado que já não eram eficientes para atender à necessidade de controle criterioso dos dados, cada vez mais abundantes. Foi então que a construtora fechou o contrato de implantação de software específico para o negócio com a Totvs.

A implantação começou em março de 2012 e foi finalizada em dezembro do mesmo ano. O Obras e Projetos, dedicado a empresas de construção, possui módulos de controle de obras, gestão imobiliária, gestão de estoque e outros. A Primus contratou o serviço de data center da própria Totvs para armazenar todas as informações em nuvem.

Segundo Luciano Soares, sócio proprietário e administrador da construtora, houve melhoria nos controles da empresa, como no orçamento de obras, pedidos de matérias e em contas a pagar e receber. “Conseguimos ter acesso às informações de todas as obras em andamento em tempo real, sendo possível checar e acompanhar o custo atual do empreendimento”, diz.

Outros benefícios obtidos pela Primus com a gestão informatizada incluem mais agilidade nas rotinas administrativas e, por consequência, na tomada de decisões dos gestores. Além disso, a relação com os investidores da empresa ganhou mais transparência, bem como com os clientes finais, que passaram a acompanhar o cronograma da obra pela internet.

Segurança

No caso da Celistics, multinacional especialista em logística e distribuição de dispositivos móveis, a expansão dos negócios no Brasil exigiu a ampliação da automatização do centro de distribuição da empresa. O objetivo era manter um controle mais rígido das áreas de estoque, distribuição e logística. A filial brasileira da companhia era usuária da solução Business One da SAP, mas decidiu que precisava de um software de gestão mais completo.

A opção pelo Business All-In-One, também da SAP, atendeu à necessidade de controles mais apurados, motivada pelos novos contratos fechados pela Celistics no País. O prazo curto para a mudança exigiu a utilização do Rapid Deployment Solutions (RDS) para a migração do Business One para o Business All-in-One. O projeto foi conduzido pela Sonda IT e foi finalizado em oito semanas.

De acordo com o gerente de TI da Celistics Brasil, André Reis, o tempo de execução do projeto foi um fator chave para a companhia investir no Rapid Deployment Solutions, que funciona como um acelerador para implementar a solução escolhida. “Com SAP RDS foi possível fazer toda a implementação num curto espaço de tempo e, o principal, adotando melhores práticas de mercado e alinhando-as com nossas necessidades de negócios”, diz Reis.

Entre os ganhos operacionais identificados, a Celistics aponta mais transparência nas informações corporativas e o aprimoramento das áreas financeira e fiscal. A distribuidora pretende ampliar o escopo do projeto fazendo o roll-out da solução para os novos centros de distribuição. O plano também inclui a implantação da plataforma em todas as sedes da América Latina nos próximos 18 meses e, depois disso, o início d o processo de criação de um sistema de business intelligence (BI). 

Fonte: "Como os ERPs podem atender aos negócios - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/gestao/2013/05/21/como-os-erps-podem-atender-ao-negocio/?utm_source=feedly (accessed May 22, 2013).

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