quarta-feira, 22 de maio de 2013

Folha de S.Paulo: Anatel discute se banda larga fixa pode oferecer acesso direto à web - 22/05/2013



A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começa a discutir amanhã se as empresas de banda larga fixa poderão oferecer acesso direto à internet sem a necessidade de o usuário contratar um provedor.

A Folha apurou que o relatório do conselheiro Marcelo Bechara, diretor da Anatel, torna essa obrigatoriedade facultativa. O relatório, concluído ontem, precisa ser votado pelos demais diretores.

Em São Paulo, por exemplo, quem assina o pacote Speedy, da Telefônica (com tecnologia ADSL), tem de contratar um provedor de acesso, mesmo que gratuito, para se conectar à internet. Na web móvel e via cabo essa exigência inexiste.

Os grupos que controlam tanto o prestador de serviço de telecomunicação quanto o provedor de acesso, contudo, poderão continuar oferecendo o provedor desde que seus clientes tenham opção de escolha de, ao menos, um gratuito -próprio ou de outra empresa.

No caso da internet discada, que representa 10% dos acessos no país, a contratação de provedor de acesso continuará obrigatória devido à tecnologia empregada na conexão.

O relator irá propor, ainda, que os provedores de internet guardem, pelo período de dois anos, os dados de acesso dos seus usuários. Atualmente, não há definição de prazo.

O pedido partiu da CPI da Pedofilia no Congresso que encontrou dificuldades em identificar criminosos que usavam a internet para acessar fotos de crianças. Fonte: 

Fonte: "Folha de S.Paulo - Mercado - Anatel discute se banda larga fixa pode oferecer acesso direto à web - 22/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1282725-anatel-discute-se-banda-larga-fixa-pode-oferecer-acesso-direto-a-web.shtml?utm_source=feedly (accessed May 22, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário