sexta-feira, 17 de maio de 2013

G1: Anatel libera telefones fixos só com tela sensível ao toque e sem teclado


 
Disponível apenas na União Europeia, o modelo
S10A de telefone fixo, da Philips, é um aparelho
que possui apenas tela sensível ao toque.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a venda de telefones fixos no Brasil sem teclado e apenas com tela sensível ao toque.

A determinação foi incluída nesta quinta-feira (16) no Regulamento da Interface Usuário (Rede e de Terminais do Serviço Telefônico Fixo Comutado), que definem, entre outras coisas, os padrões de como os aparelhos da telefonia fixa devem ser modelados.

Até a alteração, telefones fixos podiam ter telas sensíveis (touchscreen) ao toque, mas as teclas deveriam fazer parte de um teclado físico.

Agora, os telefones touchscreen estão dispensados de ter teclado.

A novidade, liberada agora para telefones fixos, já é uma característica consolidade na telefonia móvel e muitos aparelhos aparelhos já possuem apenas telas sensíveis ao toque.

O primeiro deles, o iPhone, da Apple, liderou uma revolução no mercado, seguida por fabricantes, como, por exemplo, a Samsung, na linha Galaxy, a LG, na linha Optimus.

A Philips possui um modelo de telefone fixo, apenas comercializado na Europa e sem previsão de lançamento no Brasil, que não possui teclado, apenas tela sensível ao toque.

O modelo S10A possui base que também permite conexão de linha com iPhones, o que faz com que as linhas móvel e fixa sejam a mesma.

Outra mudança incluída pela agência nesta quinta-feira (16) se refere aos aparelhos de telefonia fixa que possuem teclado físico. A agência permitiu que esses dispositivos disponham as teclas físicas em formato diferente do quadrangular. Na prática, a sequência de número poderá ser posicionada em outros formatos, como os redondos e triangulares.

A única exigência é que respeitem a sequência dos números e algum tipo de relevo na tecla 5 para a identificação por deficientes visuais.

Fonte: "G1 - Anatel libera telefones fixos são com tela sensível ao toque e sem teclado - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/anatel-libera-telefones-fixos-so-com-tela-sensivel-ao-toque-e-sem-teclado.html?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário