quinta-feira, 2 de maio de 2013

INFO: A internet hoje está mais humana, diz Hohagen


 
Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook: 
rede social tem mais de 70 mi de usuários no Brasil.

Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook, palestrou, nesta terça-feira (30), para uma turma de estudantes em São Paulo. A apresentação, feita no Clube Hebraica, teve caráter educativo e tratou basicamente da evolução da internet e da tecnologia nos últimos anos no mundo e no Brasil.

Para um público formado principalmente por pais e alunos do colégio I. L. Peretz, o brasileiro mostrou como a rede social se tornou parte da rotina de todos. Para isso, contou um pouco da história do Facebook e citou pessoas que usam a rede social para tentar mudar o mundo – como o caso recente da estudante catarinense Isadora Faber, que montou a página Diário de Classe para narrar os problemas de sua escola.

Para Hohagen, o exemplo da estudante resume bem o papel da web atualmente: que hoje ela é fundamental no processo de dar uma “identidade real” e uma voz às pessoas que antes eram praticamente anônimas.

Segundo ele, o mundo hoje é formado por homens e mulheres, jovens ou mais velhos, que têm vontade de compartilhar coisas. E esse compartilhamento se dá apenas “quando as pessoas começam a confiar umas nas outras, sabendo que há alguém conhecido atrás da outra tela”. A função do Facebook e de outras redes sociais, em tese, é fazer surgir essa confiança nas pessoas. Ou seja, a missão das redes sociais, segundo Hohagen, é “fazer a internet mais humana”.

Para confirmar o que havia dito, Hohagen mostrou dados do sucesso do Facebook, que comprovam que a rede social de Mark Zukerberg cresceu espantosamente no Brasil nos últimos anos. Para efeito de comparação, quando o brasileiro assumiu a vice-presidência, em 2011, o Facebook, segundo ele, contava com cerca de 10 milhões de usuários. Hoje, o número passa os 70 milhões.

Hohagen ainda tratou de outros temas durante a apresentação, como o impacto das redes sociais nas empresas. Segundo ele, o conceito de publicidade hoje está diferente: a ideia não é mais impactar “de uma vez”, com um golpe certeiro, mas sim manter as pessoas falando da marca – e o desafio atual das empresas é encontrar uma forma de fazer isso.

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