quarta-feira, 15 de maio de 2013

SECOM - BA: Software desenvolvido no Parque Tecnológico ajuda usuários de ônibus



Um projeto desenvolvido pela empresa baiana NN Solutions, que integra a incubadora do Parque Tecnológico da Bahia, tem tudo para facilitar a vida dos soteropolitanos que dependem do transporte público. O convênio para implantação do Laboratório de Desenvolvimento de Softwares e Sistemas embarcados, responsável por desenvolver os produtos B4B e Screen Reader Mobile, foi assinado nesta terça-feira (14) entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e a empresa.

Por meio de um celular contendo interface Bluetooth, o Sistema B4B irá permitir que o cidadão identifique quais linhas de ônibus trafegam por um determinado ponto de ônibus, acesse informações sobre as linhas, escolha qual delas deseja utilizar e solicite a parada do seu transporte. Tudo isso devido a um software instalado no telefone móvel e conectado online com os ônibus. A inovação desenvolvida utiliza as tecnologias de comunicação sem fio, voltada a ampliar a acessibilidade do transporte público para a população local e os turistas.

Segundo o sócio-proprietário da empresa, Vítor Teixeira, o projeto da NN Solutions estará disponível em várias línguas, além de poder registrar para os órgãos competentes eventuais descumprimentos da solicitação de parada do ônibus no ponto. Ele acrescenta que o sistema não vai admitir trotes, pois o motorista identificará no painel se o celular solicitante da parada do veículo está realmente no ponto.

Deficiência visual

Outro projeto desenvolvido pela empresa facilitará atividades do dia a dia para os portadores de deficiência visual – é o Screen Reader Mobile, software que irá desenvolver um leitor de tela para telefones móveis, que transformam as informações exibidas na tela de um dispositivo (celular ou computador) em áudio, usando tecnologia de síntese de voz. “Por meio de um leitor de tela, o software permitirá a um deficiente visual fazer e receber chamadas, ler e escrever mensagens SMS, navegar na internet e, principalmente, ler textos, por intermédio das tecnologias do leitor de tela e de síntese de voz”.

Inovação terá recursos do programa estadual de incentivo

A inovação proposta pela NN Solutions receberá recursos financeiros na ordem de R$ 659 mil, aprovado pelo Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), que conta com um fundo anual mínimo de R$ 15 milhões para a aquisição de máquinas e equipamentos destinados a potencializar a produção científica e tecnológica no estado.

“Através dos recursos disponibilizados pelo Inovatec temos condições de incentivar os investimentos de base tecnológica que desenvolvam produtos ou processos inovadores, que contribuam para o desenvolvimento da economia baiana e gerem benefícios para a população”, disse o secretário Paulo Câmera.

Os recursos advindos do Inovatec serão aplicados pela empresa na aquisição dos equipamentos para permitir uma infraestrutura adequada à toda a área de inovação tecnológica e necessária ao desenvolvimento de softwares e sistemas embarcados (sistemas eletrônicos/microprocessadores), aumentando a viabilidade técnica de seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I).

O projeto aprovado é aderente às estratégias de desenvolvimento do Governo da Bahia, com o desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), área inserida na Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia.

Fonte: "Software desenvolvido no Parque Tecnológico ajuda usuários de ônibus — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/05/14/software-desenvolvido-no-parque-tecnologico-ajuda-usuarios-de-onibus (accessed May 15, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário