segunda-feira, 3 de junho de 2013

CIO: Mobilidade mudará ainda mais a forma como as pessoas trabalham




A mobilidade e a proliferação de dispositivos móveis estão mudando - e mudarão ainda mais - a forma como as pessoas trabalham, de acordo com o vice-presidente e diretor de tecnologia do Citrix Labs, Martin Duursma. Ele estava falando na conferência Citrix Synergy 2013, realizada em Los Angeles.

Duursma disse que os consumidores preferem usar dispositivos móveis em vez das tecnologias tradicionais, como o PC, e que seu crescimento resultou em uma queda nas vendas de Pcs. "Há três anos, a computação nos tablets não estava em lugar algum, nós não compreendíamos seu impacto sobre a indústria. Neste ano, as vendas de PC na Europa caíram 30%, e ninguém poderia ter previsto isso três anos atrás", disse ele. Martin afirma que há quatro grandes mudanças acontecendo no mercado de trabalho:

1. As empresas estão repensando a forma de lidar com os empregados
Duursma alegou que os funcionários estão trazendo seus próprios sistemas de TI por meio de dispositivos móveis, e que os empregadores têm que pensar como oferecer serviços corporativos e a segurança e a governança corretas no ambiente de TI de seu empregado.

2. Mudança na forma como os dispositivos são usados em um ambiente de trabalho
Ele destacou que em breve haverá um aumento de uma "nação de dispositivos 'vestíveis'", tais como o Google Glass.

"É um indicador de boa parte da inovação que está ocorrendo. Muitas empresas estão agora olhando para dispositivos 'vestíveis', que tornarão as pessoas mais produtivas. As empresas têm de pensar em como isso se encaixará em um ambiente de trabalho", disse Duursma.

3. Culturas de escritório também estão mudando
Duursma disse que mais pessoas no mercado de trabalho estão se deslocando e trabalhando em casa, mas que essa não é a solução completa para adotar uma cultura diferente de trabalho.

"Escritórios inteiros estão começando a se desenvolver ao redor de espaços de terceiros, tais como o Starbucks, por exemplo, porque as pessoas têm o desejo de contato humano. O que isto significa é que você precisa repensar completamente como faz seus escritórios para evitar espaços vazios e criar zonas mais calmas ou mais ruidosas”.

4. Os clientes estão se tornando parceiros
Duursma disse que esta é uma tendência crescente, já que as empresas precisam fornecer interfaces de programação de aplicativos (APIs) que interagem com clientes e fornecedores.

"As pessoas esperam interagir com sua organização de uma forma “API”. Isso significa que há todo um conjunto de novas regras que foram desenvolvidas para a organização da empresa, como, por exemplo, transparência e confiança ao lidar com dados ou ter dashboards corporativos", disse ele.

Duursma também mencionou que as empresas estão incorporando as mídias sociais em seu uso diário para feedback e atendimento ao cliente. "É fundamental trabalhar com mídias sociais no sentido de assegurar que sua empresa está bem representada e fazendo a coisa certa para seus clientes, e todos estes vão conduzir o local de trabalho do futuro", acrescentou.

Fonte: Osman, Hafizah . "Mobilidade mudará ainda mais a forma como as pessoas trabalham - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/05/31/mobilidade-mudara-ainda-mais-a-forma-como-as-pessoas-trabalham/ (accessed June 3, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário