quarta-feira, 12 de junho de 2013

CIO: Servidores na nuvem poderão processar dados criptografados



O Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu uma nova técnica de segurança baseada na codificação homomórfica. Ela torna possível a um servidor de cloud computing processar dados sem os decifrar.

O novo método envolve a associação da criptografia homomórfica com outras duas técnicas, constituindo o que os investigadores denominam de “esquema de codificação funcional”. A técnica ainda não está pronta para o mercado em geral.

A equipe de pesquisa reconhece ser necessário muito poder de computação para ser prática. No entanto, este problema pode ser abordado ao longo do tempo, já que os pesquisadores sabem ser possível processar os dados sem os decifrar.

“Antes, nem sequer sabíamos dessa possibilidade”, explica Raluca Ada Popa, coautora da pesquisa e estudante de pós-graduação do departamento de engenharia elétrica e ciência da computação do MIT. Com a tecnologia atual, se um termo de pesquisa criptografada não é decifrado primeiro, o servidor receptor não tem outra escolha se não enviar de volta as informações sobre todos os registros da base de dados que tem. Como resultado, o computador receptor tem de realizar a decodificação e lidar com os cálculos necessários para determinar os resultados aplicáveis.

A criptografia homomórfica, um tema de investigação promissor, torna possível processar os dados, mantendo a informação cifrada de ponto a ponto. A técnica tornará possível, por exemplo, que uma empresa envie seus dados criptografados para processamento em um computador de terceiros, sem correr o risco de que seus dados sejam lidos.

Para isso, os pesquisadores usaram dois outros sistemas, denominados circuitos descontínuos e codificação baseada em atributos. Cada um tem capacidades necessárias para a criptografia funcional.

O novo sistema começa com a criptografia homomórfica e incorpora um algoritmo de decodificação num circuito descontínuo. A chave para este circuito, por sua vez, está protegida pela codificação por atributos, mantendo todo o processo criptografado.

Steve Pate, cofundador e CTO da empresa de cifra HighCloud, explica que a nova pesquisa é “encorajadora”. Mas ressalva um grande desafio: “a computação necessária para a criptografia homomórfica excede em muito o que existe em recursos de computação”.

Antes da técnica poder funcionar na prática, existe a necessidade de haver avanços em hardware, onde a criptografia e a gestão de chaves ocorre dentro do processador ou de outro módulo de hardware, considera.

Depois de comprovado no universo acadêmico, a técnica ainda terá que ser testada no mundo real.

Fonte: Gonsalves, Antone . "Servidores na nuvem poderão processar dados criptografados - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/06/11/servidores-na-nuvem-poderao-processar-dados-criptografados/ (accessed June 12, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário